Recentemente o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, recebeu uma visita técnica da Coordenação de Engenharia Clinica (CEC) da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) para avaliação do setor de Engenharia Clinica do hospital.
Durante a avaliação, foi constatado que o setor de engenharia clínica do HCN alcançou 129 pontos de um total de 138, o que corresponde a um índice de conformidade de 93,48%. O setor atua em toda a gestão de tecnologias presentes no ambiente hospitalar, visando manter os equipamentos de saúde seguros para o uso dos pacientes e para garantir a continuidade e assertividade do trabalho da equipe médica.
Assim como a maior parte dos estabelecimentos, os hospitais também dependem da tecnologia para operar de maneira eficiente. É exatamente por isso que a Engenharia Clínica é fundamental para garantir a disponibilidade dos equipamentos médicos e para manter o bom funcionamento e gerenciamento do parque tecnológico e da infraestrutura hospitalar, visando o bem-estar dos pacientes e da equipe médica.
O objetivo da visita técnica foi avaliar a conformidade da unidade com os padrões estabelecidos pela norma NBR 15.943/2011 e verificar a qualidade dos serviços prestados pelo setor de engenharia clínica.
A Norma Técnica Brasileira NBR 15943/2011 diz respeito aos equipamentos médico-hospitalares e às diretrizes para um programa de gerenciamento de equipamentos de infraestrutura de serviços de saúde e de equipamentos para a saúde, a fim de garantir a qualidade assistencial dos serviços prestados.
Durante a visita técnica, também foram avaliadas oportunidades de melhoria que podem ser implementadas para aprimorar ainda mais os serviços ofertados pelo Gigante do Norte à população goiana.
Ao final da visita, a SES-GO parabenizou o HCN pela qualidade dos serviços de engenharia prestados e destacou a notável dedicação e comprometimento da unidade em alcançar e manter padrões dos serviços prestados, visando a contínua excelência dos serviços de engenharia clínica.
Assessoria de Comunicação do HCN