A Guararapes iniciou a operação da sua nova planta de MDF, a maior das Américas e uma das mais competitivas no âmbito mundial, em Caçador, Santa Catarina, no fim de 2023. Com capacidade de produção nominal de 1,140 milhão m³/ano, a empresa utiliza tecnologia Valmet em seu novo sistema desfibrador para a produção de painéis MDF.
O sistema desfibrador desempenha um papel fundamental na transformação da matéria-prima em fibras de madeira adequadas para a produção de MDF. Sua importância está relacionada à qualidade do produto final, à eficiência operacional, ao controle de qualidade e à flexibilidade de produção da fábrica.
“A nova planta, instalada paralelamente às linhas de MDF existentes na fábrica de Caçador, é uma das mais modernas do mundo, altamente produtiva e sustentável. Conta com muitas tecnologias, como o desfibrador Valmet de máxima eficiência operacional, scanner digital para classificações de superfície e tecnologia de evaporador de efluentes em circuito fechado, reutilizando a água residual para a geração de vapor para o cozimento do processo de cavaco, evitando o uso de água potável e a geração de resíduos líquidos”, explica o CEO da Guararapes, Ricardo Pedroso.
No processo produtivo do MDF, os cavacos são pré-vaporizados em alta pressão, aquecidos e refinados e, então, passam pela separação de vapor das fibras, até chegarem à linha de produção do MDF com fibras uniformes. “Com o sistema desfibrador Valmet, a Guararapes adquire alta tecnologia, mínimo consumo de resinas e máxima eficiência do consumo energético, o que faz dessas soluções grandes aliadas em termos de qualidade do produto e economia de energia, trazendo grandes benefícios, tanto financeiros quanto ambientais”, afirma o diretor industrial da Guararapes, Diorgenes Bertolin.
Com a inauguração da nova planta, parte de sua estratégia de expansão e consolidação como um dos principais players do segmento, a Guararapes agora tem sua capacidade de produção ampliada em 90%. Com uma estrutura moderna e ambientalmente responsável, a fábrica conta com sistemas de reaproveitamento de resíduos de madeira, de vapor e de água do sistema pluvial, o que resulta em qualidade, sustentabilidade e economia de recursos.
A Valmet foi escolhida como fornecedora da solução de desfibrador por já ser reconhecida como referência neste campo em outras fábricas de MDF em operação no mundo. Além disso, as inovações da companhia finlandesa em digitalização, serviços remotos e refino de alta eficiência também tiveram papel importante na escolha da parceria.
Informações sobre a entrega da Valmet
Para esse projeto, a Valmet forneceu seu Sistema Valmet Defibrator EVO, sistema autopressurizado para a produção de fibras, a partir de cavacos de madeira, com roscas cônicas de alimentação e descarga, pré-aquecedor digestor, válvula de descarga e desfibrador. Também foi fornecido para a Guararapes o sistema Valmet Steam Separator PV, referência na América Latina, responsável pela separação do vapor da fibra e sua disponibilização para outras aplicações. Para Thiago Filla, gerente de Projetos da Valmet, “esta oportunidade destacou nosso compromisso em alcançar bons resultados e a satisfação do cliente por meio da prática de gestão de projeto mantendo o foco em segurança, qualidade e prazo, além de uma boa integração com o centro de tecnologia”.
Essa conquista também tem o mérito em função do contexto no qual foi realizada. Leandro Terra atuou como gerente de projeto na entrega da nova planta e lembra que “durante a fase de execução do projeto enfrentamos os desafios provenientes dos impactos causados tanto pela pandemia quanto pela situação de guerra na Europa. A integração entre a Valmet e Guararapes em todas as etapas do projeto foi ponto-chave para vencer tais desafios e alcançar o sucesso. Foi gratificante participar deste projeto e saber que o cliente está satisfeito com as entregas e os produtos Valmet”, conclui.
Sobre a Valmet
A Valmet é líder global no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias avançadas de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com nossos sistemas de automação e soluções de controle de fluxo abrangem uma gama diversificada de indústrias de processo. Com uma equipe de mais de 19.000 profissionais distribuídos globalmente, nos empenhamos em fortalecer o desempenho operacional de nossos clientes diariamente, garantindo uma parceria próxima e eficaz. A empresa tem mais de 220 anos, a Valmet é sinônimo de inovação constante, melhorias contínuas e compromisso com a excelência. Em 2023, as vendas líquidas atingiram aproximadamente 5,5 bilhões de euros, refletindo a solidez no mercado e a confiança dos nossos clientes. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e a sede fica em Espoo, na Finlândia. Mais informações em: valmet.com | X | X (IR) | LinkedIn | Facebook | YouTube | Instagram |
Sobre a Guararapes
A Guararapes é referência nacional na produção de painéis de MDF, e uma das maiores exportadoras de compensado da América Latina, presente em mais de 50 países. Com 40 anos de história, a companhia possui três unidades fabris localizadas em Caçador (SC), Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), com capacidade anual de produção de mais de 1,140 milhão m³ de MDF e 380 mil m³ de compensados. Entre os produtos comercializados estão MDFs decorativos, cru (standard), RUC (resistente a umidade e cupim), Áris (multirresistente à marcas de dedos, calor, raios solares e microrriscos), além de HDF e compensados estruturais e não-estruturais. Desde 2015, a marca utiliza no MDF decorativo a tecnologia exclusiva NanoxClean, que elimina bactérias, vírus e outros microrganismos das superfícies. Também conta com diversas certificações internacionais, como o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) código de licença FSC-C041303, que destaca seu compromisso com um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Saiba mais em www.guararapes.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RHANNA VIANA SAROT
centralpress@centralpress.com.br