Uma das 15 empresas com faturamento bilionário do varejo farmacêutico, o Grupo Total segue as boas práticas das grandes redes do setor e lançou seu primeiro tradebook com o planejamento comercial e de marketing para 2024.
O conglomerado farmacêutico reuniu em Ribeirão Preto (SP), cidade em que iniciou sua operação, mais de 110 representantes da indústria, distribuição e fornecedores parceiros do grupo. A companhia expôs suas estratégias para reforçar a difusão do portfólio nos pontos de venda e também oferecer produtos para o marketing institucional.
“É muito gratificante receber nossos parceiros para mais um passo importante do Grupo Total, que reforça os vínculos da associação com os principais fornecedores do segmento”, afirma Reinaldo Ambrosano, head comercial, de marketing e marcas.
Grupo Total aposta no conceito figital
Uma das palavras da moda nos últimos anos é o figital, conceito que preconiza o alinhamento entre as estratégias digitais e da loja física. O planejamento de trade marketing do Grupo Total segue à risca essa dinâmica.
Entre as opções apresentadas estão os tradicionais pontos dentro da loja, mas também soluções inovadoras, como a inserção da marca do fornecedor nos cartões atrelados ao convênio-farmácia da rede.
“Toda vez que o cliente pegar seu cartão para usar em uma de nossas lojas, ele lembrará de nosso parceiro. São mais de 200 mil beneficiários ativos e, em média, mais de 100 novos cadastrados todos os meses”, ressalta Ambrosano.
Por meio de uma plataforma online, o parceiro pode checar a realização da ação contratada e também controlar todos os aspectos do trabalho conjunto. “Identificamos que uma das principais dores do mercado era transformar essa ação em métricas concretas. Por isso criamos todo esse ecossistema em que todos ganham”, completa.
Grupo disponibiliza rede social interna
Para se comunicar com seus associados e colaboradores, o Grupo Total mantém uma rede social própria – a Remedin. Inspirado livremente no LinkedIn, o canal de comunicação estará disponível no tradebook.
“Queremos mostrar aos nossos parceiros que não basta se comunicar com o consumidor. É preciso falar também com o balconista, que é o responsável por orientar o cliente durante toda a jornada de compra e efetivamente conseguirá ajuda-lo a adquirir o melhor produto para o resultado que espera ter”, afirma Ambrosano.
“Por meio do Remedin, nosso parceiro poderá falar direto com a força de vendas, engajá-la em campanhas e até mesmo parabenizar os colaboradores nos dias de seus aniversários. Esse é um tipo de contato que, sem a tecnologia, dificilmente seria possível”, completa o executivo.
Sobre o Grupo Total
Fundado em 1996, o grupo de farmácias associativistas integra as redes Drogaria Total e Drogaria Total Popular, que somam mais de 600 lojas em mais de 300 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além da Coopertotal, cooperativa própria de compras, centro de armazenagem e distribuição de 8,4 mil m² em Jardinópolis (SP). A operação também inclui um programa de fidelidade com mais de 2,6 milhões cadastros, além de um cartão de crédito exclusivo que permite o pagamento das compras com até 45 dias de prazo.
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Fevereiro/2024