Com o avanço da tecnologia e o uso crescente de plataformas digitais, o número de golpes atingiu números preocupantes em todo o mundo. No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela DataSenado em parceria com a Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, um em cada quatro brasileiros (24%) perderam dinheiro nos últimos 12 meses com crimes cibernéticos.
De acordo com Vinicius Perallis, CEO e fundador da Hacker Rangers, uma empresa especializada em treinamentos gamificados para conscientização em segurança cibernética e LGPD, uma das fraudes mais comuns entre os brasileiros está relacionada às oportunidades falsas de investimento. Geralmente, esses golpes utilizam a técnica de engenharia social, que manipula psicologicamente as vítimas para que elas façam algo prejudicial a si mesmas, como divulgar informações confidenciais, por exemplo.
Muitas dessas armadilhas estão relacionadas a esquemas de pirâmide, também conhecido como esquema “Ponzi”, em que os investidores são enganados a acreditar que estão investindo em uma oportunidade legítima, mas, na verdade, os retornos que recebem vêm do dinheiro de novos investidores em uma receita de um colapso inevitável. Esse golpe geralmente garante retornos irreais e deixa a maioria dos investidores com grandes perdas financeiras.
Outro golpe relevante é o “Pump and Dump”, no qual criminosos compram ativos de baixa liquidez e artificialmente inflacionam seu preço com boatos de retornos garantidos. Ao atrair novos compradores, o preço sobe, os golpistas vendem seus ativos e obtêm lucros, enquanto os novos investidores sofrem perdas.
Além disso, mais recentemente, as redes sociais têm sido palco de um golpe conhecido como “Urubu do PIX”, onde as vítimas são incentivadas a fazer transferências com a promessa de retornos de até dez vezes o valor investido. Como esperado, esses retornos nunca ocorrem.
Para se proteger dessas fraudes, Perallis alerta para a necessidade de discernimento e cautela ao avaliar oportunidades de investimento, especialmente aquelas que parecem “boas demais para ser verdade”. Ele compartilha ainda algumas dicas para identificar golpes:
Desconfie de propostas de investimentos com zero risco e dinheiro fácil, ou com retornos imediatos.
Nunca faça transferências a ninguém que prometa retornos financeiros posteriormente. Se o ganho for muito desproporcional ao mercado, provavelmente não é real.
Cuidado com o senso de urgência e pressão para fechar o negócio rapidamente.
Verifique sempre em fontes confiáveis, como o Banco Central e o CVM, para ter certeza de que o ativo realmente existe.
Confirme a idoneidade e a regulamentação das empresas ou plataformas de investimento. Pesquise também o histórico de reclamações na internet para identificar possíveis fraudes
Procure profissionais especializados ou empresas de consultoria de confiança em investimentos.
Caso caia em um golpe, o recomendado é entrar em contato com o banco imediatamente e registrar um boletim de ocorrência junto às autoridades. “Com a crescente digitalização, é importante que os interessados em investimentos estejam informados e saibam identificar sinais de possíveis fraudes para evitar prejuízos financeiros”, pontua o CEO da Hacker Rangers.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONICA MILIATTI DE MOURA
monica.miliatti@dialetto.com.br