Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»Geração Z: Como ela pode ser vista como a nova força no ambiente corporativo

Geração Z: Como ela pode ser vista como a nova força no ambiente corporativo

18/06/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2000, está entrando no mercado de trabalho e trazendo consigo uma nova onda de dinamismo e inovação. Explorar os benefícios que essa geração pode oferecer ao ambiente de trabalho está entre as ações que as empresas podem investir e aproveitar ao máximo o potencial desses jovens profissionais.

A nova geração cresceu em um mundo digital, o que significa que eles são nativos tecnológicos. Eles trazem para o local de trabalho uma facilidade com a tecnologia que pode impulsionar a inovação e a eficiência. Sua habilidade para se adaptar rapidamente às novas ferramentas digitais é um ativo valioso em um mercado em constante evolução. Além disso, a maioria possui uma mentalidade empreendedora, buscando sempre novas maneiras de resolver problemas e melhorar processos. Eles são motivados por desafios e têm uma abordagem ‘faça você mesmo’ para o trabalho, o que pode ser um grande impulso para a criatividade e o desenvolvimento de negócios.

“Eu vejo muitas vantagens em contratar jovens para compor o quadro de uma equipe. A primeira delas é a oportunidade de trazer uma perspectiva nova, sem vícios. Uma página em branco a ser preenchida. Isso é muito bom para o gestor se desenvolver e aprimorar suas habilidades no desenvolvimento de pessoas. Outro ponto que vejo, é a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança nos membros mais experientes da equipe, que podem atuar como mentores desses jovens. Para os jovens, sem dúvida, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e fazer parte da população economicamente ativa”, explica Leila Santos, coach e especialista em comportamento humano.

Para as empresas que buscam inovar e se manter competitivas, entender e integrar a Geração Z no local de trabalho é essencial. Ao reconhecer e apoiar os valores e habilidades únicas que esses jovens trazem, as organizações podem criar um ambiente de trabalho mais dinâmico, inclusivo e produtivo. Para Leila, o preconceito de muitas empresas acaba atrapalhando todo o processo de crescimento de milhões de jovens que estão ingressando no mercado. “Existe muito preconceito e eu me preocupo demais com isso porque tenho filhos que estão em vias de entrar no mercado de trabalho. Como profissional do desenvolvimento humano, participo de fóruns com profissionais de RH e percebo que a geração Z está completamente estigmatizada como sendo uma geração difícil, sem ambição, sem comprometimento.  O maior equívoco na minha opinião é julgar os valores da nova geração a partir das lentes das gerações anteriores que estão decidindo as contratações. Não podemos declarar que os novos valores emergentes tais como saúde mental, bem-estar, equilíbrio vida pessoal e profissional levem necessariamente à falta de compromisso e ambição.”

Leila aponta que um dos fatores que podem levar a mudança de mindset da nova geração é de não seguir os mesmos modelos mentais já existentes nas organizações. “Esses jovens não entendem por que devem sacrificar a saúde física e mental para dar conta do seu trabalho. Eles veem em seus pais o futuro que os espera: pessoas que nunca tem tempo, que precisam de remédios para dormir, que lidam com assédio no trabalho e que estão sempre reclamando da empresa. Precisamos encarar o fato de que não vamos mais encontrar jovens que reproduzam o modelo mental vigente nas organizações. E isso, não significa que eles não possam ser eficientes e produtivos.”

Mas como ajudar a Geração Z a mostrar seu valor?

Leila Santos elenca três tópicos importantes de como superar o cenário atual e ajudar esses novos profissionais a se destacarem por suas competências e valores:

Pais: melhorar a visão dos filhos sobre a relação com o trabalho, incentivar que os filhos participem de movimentos que ajudem no desenvolvimento dessas habilidades: ter responsabilidades dentro de casa, participar de agremiações na escola, fazer esporte coletivo, mais interações sociais, organizar eventos ou projetos domésticos.

Empresas: acolher a diferença intergeracional e promover o desenvolvimento dessas competências através de mentoria e treinamentos.

Jovens: buscar o autoconhecimento e autodesenvolvimento entendendo que o ambiente corporativo tem uma dinâmica própria e que algumas competências são fundamentais para que os negócios e a sociedade prosperem.

“Existe um descasamento entre o que a empresa espera do jovem e que o jovem espera da empresa, mas um precisa do outro. Vejo que o tema já está em pauta e com boa vontade de todos os envolvidos, vamos encontrar um caminho”, finaliza.

 

Sobre Leila Santos

Consultora de empresas e coach de líderes há mais de 20 anos, atende clientes com renome no mercado como Grupo WLM, L’Occitane, Grupo Boticário, Sephora, Itaú, Biolab, Pfizer, Roche, Astellas, Ache, AstraZeneca, Farmoquímica, Fitec, Pierre Fabre, Uni2, Gencos, dentre outras. Com pós-graduação em Gestão de Empresas e Neurociência aplicada ao desenvolvimento de pessoas, a profissional se dedica a potencializar o desenvolvimento e performance de  pessoas e organizações através de programas de liderança, coaching e gestão de cultura organizacional.

Contato assessoria: [email protected]

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Priscilla Simões
[email protected]

Brasil
Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
EM DESTAQUE

Aumento de alíquota sobre pneus importados, para combater concorrência desleal e defender empregos e investimentos no país, não impacta inflação, apontam estudos da LCA Consultoria Econômica 

19/08/20241

Iniciativa global do Comitê Olímpico Internacional, Olympism 365 é realizado pela primeira vez no Brasil

23/10/20230

Debates pós-Congresso GIFE : evento debate como fortalecer a parceria entre quem doa e quem faz acontecer”.

07/05/20250

Brasil precisa se preparar para a janela de oportunidades que a inteligência artificial abre para os data centers

18/07/20240

CEO da S8 Capital, Lisandra Branco, é finalista no BiS Awards 2025 e palestrante no Brazilian iGaming Summit

12/04/20251
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.