Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Geração floco de neve: querem ou não empreender?
NEGÓCIOS

Geração floco de neve: querem ou não empreender?

wilkesousa10/01/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

O termo Geração floco de neve, ou snowflake no inglês, se refere a jovens que nasceram a partir dos anos 2000. É uma expressão usada, muitas vezes, de forma equivocada para caracterizar esses jovens como sendo mais propensos a se ofenderem, menos resistente do que as gerações anteriores e mais emocionalmente vulneráveis.

 

O termo surgiu a partir da influência de diversos fatores: a palavra “floco de neve” foi escolhida pela sua originalidade, já que os flocos de neve são únicos em sua forma. A geração floco de neve é, segundo algumas fontes, uma geração que vem de uma infância superprotetora. Outro termo frequentemente utilizado de forma pejorativa para caracterizar esses jovens é a “geração nem-nem”, ou seja, jovens que nem estudam e nem trabalham, mas será mesmo que essa geração é tão sem interesse assim?

 

Geração floco de neve e o empreendedorismo

 

Engana-se quem acredita que todos os jovens não possuem interesse em trabalhar. Pelo contrário, segundo uma pesquisa realizada pela ZenBusiness, dois mil jovens com a idade entre 18 e 25 anos que foram entrevistados, 93% adotaram medidas para criar o próprio negócio e 82% revelaram que se sentem mais adequados para empreender do que seguir uma carreira tradicional.

 

A pesquisa ainda revela que 80% dos entrevistados consideram a sua geração mais adequada ao empreendedorismo do que a de seus pais, devido às mídias digitais e à tecnologia.

 

No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Monitor Global de Empreendedorismo mostra que, em 2022, jovens com a idade de 18 a 24 anos estavam à frente de 20,4% dos empreendimentos novos, enquanto a geração de 25 a 34 anos representam 22,9% desses negócios.

 

Henrique Mol, especialista em franchising e presidente da holding Encontre Sua Franquia, afirma que a Geração floco de neve não é uma geração desinteressada, mas sim que preza pela flexibilidade e qualidade de vida.

 

“Por serem uma geração mais atualizada e antenada, eles encontram certas dificuldades para se adequar ao modelo de trabalho em empresas tradicionais, por isso, o empreendedorismo dá a eles uma liberdade de conseguirem maior flexibilidade”, explica.

 

Geração floco de neve e as franquias

 

Uma pesquisa realizada pela 300 franchising revelou que houve um aumento de 10% na aquisição de franquias por menores de 24 anos, incluindo aquelas que contam com o apoio dos pais.

 

Um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que um em cada três empresários brasileiros já pensam em empreender antes mesmo de completar 18 anos. As franquias, nesse caso, são uma alternativa para colocar essa ideia em prática. “O franchising é a melhor porta de entrada para quem quer empreender com menos risco”, afirma Henrique Mol.

 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Monitor Global do Empreendedorismo, dos 47,7 milhões de empreendedores potenciais, 21,5% têm entre 18 e 24 anos e 28,6% têm entre 25 e 34 anos, sendo esta a maior porcentagem, evidenciado o crescimento da geração z (ou floco de neve) pelo empreendedorismo.

 

Entre as motivações para abrir o próprio negócio, 76% escolheram o empreendedorismo para fazer a diferença no mundo.

 

Pensando assim, a escolha para o investimento em franquias se dá pela uma das principais vantagens é a segurança de estar adquirindo um modelo de negócio já testado e validado. Isso significa que o franqueado não precisa começar do zero ou enfrentar incertezas típicas de começar um negócio do zero. Ideal para jovens que estão entrando na vida adulta e não possuem tanta experiência no mercado de trabalho.

 

“Quando você investe em uma franquia, você está optando por uma estrutura que já funciona. É como seguir uma receita que já foi aprovada”, destaca Henrique Mol. Esse fator reduz drasticamente os riscos, visto que o modelo já passou por adaptações e aperfeiçoamentos no mercado.

 

Motivos para investir em uma franquia

 

Dentre vários motivos para investir em uma franquia, um dos benefícios é o suporte contínuo da franqueadora. Isso envolve desde treinamentos iniciais até orientações para a gestão diária do negócio. Para Henrique, este acompanhamento é essencial para o sucesso do franqueado. “Ao adquirir uma franquia, você não está sozinho. Você recebe todo o treinamento necessário e tem o suporte da franqueadora para superar os desafios”, explica.

Desta forma, pessoas sem experiência prévia no ramo do empreendedorismo podem prosperar no sistema de franquias, contando com uma rede de apoio e orientação. Além disso, o franqueado não precisa se preocupar com questões estratégicas como desenvolvimento de novos produtos ou marketing, pois a franqueadora cuida destes aspectos, permitindo ao empreendedor focar na gestão​.

 

“Os jovens são mais abertos a terem experiências de vida, entre elas, conquistar a independência financeira sem perder a liberdade da flexibilidade. Diante desse dinamismo todo, que é natural da juventude, é um grande aliado no empreendedorismo, por isso, investir em uma franquia é uma ótima solução para esses jovens”, finaliza o especialista.

 

Sobre o Henrique Mol

Henrique Mol, natural de Belo Horizonte/MG, é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora das marcas Entre Sua Viagem, SUAV, Zaplus Car, Acquazero, Quisto Corretora de Seguros e Only Mule, que juntas somam mais de 1 mil franqueados no Brasil e exterior e teve faturamento anual de R$ 220 milhões em 2023. O empresário também conta com seu próprio canal sobre franquias no Youtube (www.youtube.com/@HenriqueMol1). Ele utiliza o espaço para falar sobre diversas oportunidades de negócios em diferentes segmentos. Hoje o canal soma 84 mil inscritos, 1.448 vídeos e mais de 4 milhões de visualizações, o que o deixa no 3º lugar como o maior youtuber referência no franchising.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicação – [email protected]

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – [email protected]

Victória Oliveira – (17) 9 9171-1771 – [email protected]  

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renata Brito Rodrigues Lucas
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
EM DESTAQUE

A importância dos sindicatos de advocacia para os advogados

22/07/20240

Polícia desmantela quadrilha que usa bailes funk para lavar dinheiro em SP

20/06/20240

EntreNegócios 4ª Edição traz a atriz e humorista Priscila Menucci para uma palestra show

19/03/20250

Beto Pereira, CEO do Grupo Pereira, é homenageado com a Comenda da Ordem do Mérito do Tribunal Superior do Trabalho

10/08/20240

Cetesb abre inscrições para concurso público com salários de até R$ 8 mil

09/01/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.