O código de ética é um documento essencial para as empresas, servindo como uma bússola que orienta a conduta de seus colaboradores, fornecedores e parceiros. Ele estabelece diretrizes e princípios fundamentais que devem ser seguidos para assegurar a integridade, a responsabilidade social e o respeito às leis e regulamentações. Eder Carvalho Magalhães, escritor, contador, advogado e mestre em administração pela PUC Minas e Fundação Dom Cabral, destaca a importância desse instrumento para a saúde organizacional e a preservação da reputação empresarial.
“O código de ética costuma conter diretrizes e princípios que norteiam a conduta profissional, como honestidade, respeito à diversidade, responsabilidade social, preservação do meio ambiente, cumprimento de leis e regulamentações, entre outros. Muitas pessoas acham que é simples, mas embora exista, muitas delas não levam a sério, pensam que é apenas mais um “papelzinho” divulgado pela empresa e pensam que está ali só para constar, que não tem importância. Também pode incluir regras específicas para determinadas situações ou áreas de atuação, assegurando que todos saibam exatamente o que é esperado deles”, explica Eder Magalhães.
A Necessidade do Óbvio
Apesar de conter diretrizes que podem parecer óbvias, como respeitar o próximo, atuar com correção, cumprir o combinado, seguir as regras e não discriminar, Éder Carvalho enfatiza que o óbvio muitas vezes precisa ser dito. “Eu tenho feito uma pergunta sobre o código de ética e de conduta que tenho visto nas empresas. Se você parar para ler as 6, 8, 10 partes desse código de cada uma das empresas, estão ditas coisas óbvias. Respeitar o outro, atuar com correção, cumprir o combinado, seguir as regras, seguir as leis, não discriminar por nenhuma situação. Na verdade, é tudo aquilo que aprendemos desde criança, dentro de casa. É algo tão simples tão óbvio, mas muitas vezes o óbvio tem que ser dito”, afirma.
O especialista destaca a importância de ter um código de ética claro para prevenir problemas graves que podem causar danos irreparáveis à empresa. “Eu tenho que deixar claro o que eu espero como conduta dos meus colaboradores, dos terceiros que prestam serviço para mim. Sob pena de cair em algo muito grave, de ter uma consequência muito grave com a atitude errada de um colaborador, causar prejuízo ao nome da empresa. A gente tem visto trabalho escravo, a gente tem visto discriminação por racismo. Isso quem comete são pessoas, e as empresas são formadas por pessoas. E a atitude errada dessas, respinga nas empresas e pode causar danos irreparáveis”, alerta.
O código de ética serve para deixar claro quais são os valores da organização e as consequências para aqueles que não seguem essas diretrizes. “Uma vez que a empresa tenha tudo previsto, as atitudes que ela espera de cada um dos colaboradores e esse colaborador seguindo essas regras, a chance dessa empresa ter problemas é muito menor. O objetivo do código de ética é deixar claro aquilo que é valor para a empresa, o que ela espera, e as consequências de quem não segue esses dizeres,” ressalta o escritor.
A implementação e o cumprimento rigoroso de um código de ética são fundamentais para qualquer empresa que deseja operar de maneira responsável e sustentável. Ele não apenas define o comportamento esperado dos colaboradores, mas também protege a empresa contra ações que possam causar danos severos à sua imagem e operação. “O código de ética é um guia vital que ajuda a garantir que todos dentro da organização saibam exatamente como agir em conformidade com os valores e princípios da empresa”, conclui Eder Carvalho.
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MARIA JULIA HENRIQUES NASCIMENTO
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