O relatório Focus, que traz estimativas do mercado para os principais indicadores macroeconômicos, segue elevando as suas projeções para a inflação e taxa básica de juros brasileira.
O documento, divulgado nesta segunda-feira (21), pelo Banco Central, mostra que as projeções para o nível da Selic e inflação do próximo ano voltaram a crescer.
“A elevação da projeção da Selic era uma atitude já esperada, um reflexo que já sabíamos que aconteceria. E isso se dá justamente pela ineficiência fiscal, que pode se agravar, com a falta de capital externo, com a queda de produtividade interna do país, entre outros aspectos, e, por último, com a pressão na inflação.
A repercussão que isso causa na economia é ruim, porque é o sinônimo de sufocamento do pouco crescimento real que vinha sendo registrado. Na verdade, o crescimento que vinha acontecendo é artificial.
Bruno Corano é economista da Corano Capital
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NEIDE LIMA MARTINGO PEREIRA
nmartingo@gmail.com