Estudantes que se inscreveram para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste segundo semestre e não foram contemplados dentro das vagas devem ficar atentos: esta terça-feira (29) é o último dia para consultar os convocados na lista de espera do programa do Ministério da Educação (MEC). A divulgação dos nomes incluídos na lista, que é atualizada todos os dias, abre o prazo de três dias para que o pré-selecionado faça a contratação do financiamento.
A convocação pela lista de espera começou em 18 de julho e tem o objetivo de preencher as vagas que não foram ocupadas após o resultado da seleção. Para acompanhar a situação, os estudantes devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no endereço acessounico.mec.gov.br. Os estudantes são chamados conforme classificação.
Após a divulgação do nome na lista, o candidato precisa complementar sua inscrição para contratar o financiamento no próprio sistema na internet. A professora e doutoranda em Economia Política pela Universidade de Coimbra, Portugal, Jaqueline Damasceno, explica como esse programa promove o acesso à educação superior.
“Essa é a ideia, que: como eu não consigo acessar com a poupança prévia, eu conseguiria fazer isso com a poupança futura. Com a formação, com o aumento do investimento em capital humano que esse indivíduo obtém nos anos que passa na universidade, tendo uma profissão que o qualifica a elevar o seu nível de renda, agora sim, ele teria renda disponível para conseguir pagar por esse serviço”, explica.
Estudante do curso de Cinema e Mídias Digitais, Felipe Gomes viu no Fies a oportunidade de ingressar na universidade financiando 100% o curso. “Eu decidi optar pelo Fies, pela comodidade de poder pagar o financiamento após concluir o curso. O processo foi bem simples e acredito que seja de extrema importância para auxiliar o acesso às faculdades, para quem ainda não está no mercado de trabalho”, contou.
Criado em 2001, o Fies é um programa do Ministério da Educação para financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não-gratuitos. Para participar do Fies, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio e obtido notas médias igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.