Você costuma recorrer aos salões de beleza para dar um ‘up’ no visual antes das festas de final de ano? Se a resposta foi “sim”, saiba que diversas pessoas fazem o mesmo, atitude que acaba resultando em um saldo muito positivo para os proprietários desses estabelecimentos, que enxergam a data como uma oportunidade para captar novos clientes e, de fato, se preparam para este período mais agitado.
“Preparo toda a minha equipe para esse momento porque é uma oportunidade para novos clientes conhecerem nosso serviço e para manter os que já estão conosco. Sempre falo para as meninas que não estamos aqui somente para entregar uma técnica, temos que saber além disso porque estamos atendendo pessoas e cada uma chega de uma maneira, com uma necessidade diferente que não é só ficar bonita”, analisa Kelly Vial, especialista em beleza e CEO do Studio Entre Cílios e Unhas.
E será que é possível fidelizar um cliente que chega nessa correria de fim de ano? Para Kelly, com certeza. “A melhor maneira de fidelizar cliente é oferecer um serviço de excelência e uma boa experiência durante o atendimento. É não deixar o cliente se perder, dar atenção e, mesmo após o término do serviço, oferecer um pós venda, por exemplo, mostrando preocupação com o resultado no dia seguinte”, sugere.
Quem também concorda com isso é a tricologista Viviane Coutinho, que é CEO do Instituto Vic e membro docente da Academia Brasileira de Tricologia. Ela diz que o acolhimento é importante para manter o cliente fiel: “Além de entregar bons resultados e uma experiência única para a pessoa, é importante mostrar que, naquele momento, ele é único, oferecer um atendimento cheio de bem-estar e acolhedor. Tudo isso aliado à resolução da necessidade que o fez procurar meus serviços”, diz.
Apesar de parecer um serviço como outro qualquer, lidar com a autoestima das pessoas é muito mais importante do que parece. Viviane revela que, para ela, também é algo especial: “Adoro contribuir com a autoestima e melhorar a identidade pessoal das pessoas. Acho ótimo. Busco capacitação durante todo o ano, mas, nesse período, me preparo para ter energia e vitalidade. No final de tudo, fico muito feliz de trabalhar em um ramo que transforma as pessoas. Trabalhar com cabelos vai muito além da beleza, essa é uma relação muito intensa, já que os fios falam sobre você, sobre seu estilo e sentimentos. Sou muito realizada por participar da vida das pessoas”, assume.
Kelly finaliza apontando a importância de manter um relacionamento com o cliente e, além disso, dar à ele seu real valor: “Valorizo o cliente como se ele fosse único, porque, na verdade, são e possuem muito valor. Sem nossos clientes, minha profissão nem existiria e, entender isso, é a virada de chave para entregar, cada vez mais, o melhor de si”, completa.
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