O Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana sediou o Seminário Ferroviário organizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF), com apoio da Federação Internacional dos Transportes (ITF) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT).
O evento que contou com a participação das maiores autoridades globais no Setor do Sindicalismo ferroviário mundial, teve a presença do Presidente Global da Seção Ferroviária da ITF, David Gobé, e do Vice-Presidente Global da ITF, Juio Sosa, que junto com o Presidente da Federação Nacional dos Ferroviários, Francisco Aparecido Felicio, e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, Valdir Pestana, destacaram a importância e responsabilidade dos Sindicatos na representação dos ferroviários. O evento aconteceu nos dias 3 e 4 julho, na colônia de férias Chico Amaro – em Itanhaém, cidade do litoral paulista – e contou com palestras e debates sobre a importância do trabalho ferroviário no cenário nacional.
“Esse tipo de ação é muito importante para fortalecermos ainda mais nosso trabalho. Conseguimos, durante o Seminário Ferroviário, tratar sobre diversos temas relacionados à nossa atividade e sobre como podemos atender melhor nossos associados”, explica o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, organizadora do evento, Francisco Aparecido Felicio.
O Seminário teve sete painéis, abrangendo temas como: a história do movimento sindical; privatização e terceirização; sindicalismo responsável; automação; e condições climáticas. Participaram do encontro os sindicatos dos Ferroviários do Ceará, do Rio Grande do Sul, do Paraná-Santa Catarina, do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Zona Mogiana, da Paulista e da Zona Araraquarense.
No dia 05/07, o presidente e vice-presidente da Seção Ferroviária Global da ITF, acompanhados pelos representantes dos Sindicatos Ferroviários, da FNTF e CNTT, estiveram na sede da ViaMobilidade, operadora das Linhas 08 e 09, para conhecer o Centro de Controle Operacional, para intercâmbio de informações, condições de trabalho e tecnologia de segurança para a circulação de trens e de funcionários e passageiros.
“Esse tipo de evento é muito importante para reforçar nosso papel enquanto sindicalistas, podemos compreender como ajudar ainda mais a nossa classe ao mesmo tempo em que debatemos os pontos centrais para a manutenção do respeito ao trabalhador ferroviário que tem enfrentado diversos desafios ao longo dos últimos anos. Seguiremos na luta, com respeito e responsabilidade, sempre juntos, porque assim somos sempre mais fortes”, destacou José Claudinei Messias, presidente do Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA DE SOUZA MARTINS
marianatabatiano@gmail.com