São Paulo, 24 de junho de 2024 – A Feaduaneiros (Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros) promoveu uma live na última sexta-feira (14) com seu Presidente, José Carlos Raposo, como moderador e os participantes Alexandre Zambrano, auditor-fiscal na Receita Federal, e Tiago Barbosa, coordenador-geral de facilitação do comércio na MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
Na ocasião, os executivos destacaram os benefícios da Declaração Única de Importação (DUIMP) e como são feitas a estruturação destes dados nesta nova base, otimizando o processo de importações como um todo. A apresentação destacou as migrações das importações para a DUIMP, como forma de modernizar o sistema de administração pública. Visando preparar os profissionais do setor, o coordenador, Tiago Barbosa, apresentou uma timeline de como o recurso chegou ao mercado e, ainda, como pretendem que ele opere até chegar ao seu escopo completo.
Com mais de 1.700 participantes ao vivo, o webinar, que foi voltado para os profissionais do comércio exterior, contou com um momento de perguntas e respostas, com interação em tempo real. Zambrano apontou os impactos econômicos do programa Portal Único de Comércio Exterior, reforçando o benefício na redução no tempo e prazo de entrega das demandas.
“Como ainda não temos tantas pessoas utilizando este recurso, muitos não tem tamanha clareza do quanto ainda vamos evoluir com essa otimização, de forma muito mais eficiente. Por isso, acredito que este será um benefício que será muito comemorado nos próximos anos pelos importadores”, afirma Alexandre Zambrano, auditor-fiscal na Receita Federal
A apresentação contou, ainda, com um cronograma do processo de adesão ao DUIMP que iniciou em 2023 e tem previsão de encerrar em 2026, separado pelas três frentes previstas – marítima, aérea e terrestre. “As necessidades mudam, ao longo do tempo. Por isso, faremos os ajustes para continuar reduzindo o tempo e custos nos processos de importações”, destaca Barbosa.
Sobre a Feaduaneiros
A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros foi criada em 21 de abril de 1953 com o objetivo de congregar e representar a categoria econômica dos Despachantes Aduaneiros em todo o território nacional.
Suas atribuições incluem a luta pelos direitos e interesses da categoria, com representatividade para conciliar divergências e conflitos entre os Sindicatos afiliados, bem como promover a solidariedade e a união de toda a classe profissional; defender os princípios de liberdade para o exercício da profissão, a lealdade na concorrência e a ética no desempenho da atividade profissional.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Caroline Pellegrino de Oliveira
caroline.pellegrino@edelman.com