Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas
  • Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores
  •  Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe
  • CLM e Silverfort blindam credenciais na Latam
  • LG Electronics India inicia construção de sua terceira fábrica
  • Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
  • Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
  • Iguatemi Campinas e Galleria Shopping celebram a importância da maternidade leve neste Dia das Mães
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»ESTADOS»São Paulo»Fatec Botucatu cria esteira eletrônica que separa metais recicláveis
São Paulo

Fatec Botucatu cria esteira eletrônica que separa metais recicláveis

06/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

DownloadGoverno de SPTCC de João Vinícius Bozoni teve parceria de Davi Rodrigo de Miranda e orientação do professor Ricardo Rall

Utilizado em diversos cursos, o Arduíno é bastante conhecido entre os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro Paula Souza (CPS). A plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto permite controlar dispositivos eletrônicos e vem sendo, cada vez mais, empregada em projetos de educação, robótica, Internet das Coisas (IoT), arte, design e indústria.

Na Fatec Botucatu, o trabalho de conclusão de curso (TCC) do estudante João Vinícius Bozoni, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, focou em algo simples, mas fundamental para o planeta: a reciclagem. Sob orientação do professor Ricardo Rall, o jovem criou, em parceria com Davi Rodrigo de Miranda, uma esteira eletrônica separadora de metais recicláveis, que se propõe a automatizar e agilizar o reúso destes materiais.

“A esteira separadora é uma ferramenta importante dentro da reciclagem, pois permite automatizar o processo em uma linha de produção”, destaca o professor.

Para construção da esteira foi usada uma base de madeira em MDF, motores e sensor indutivo, além do visor que identifica a presença de metal. A programação foi feita em linguagem C++, utilizando o próprio ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) do Arduino. A separação é feita automaticamente por meio de pás movidas por motores que direcionam os materiais para as respectivas caixas de armazenamento de materiais metálicos e não metálicos.

“O próximo passo será o desenvolvimento de uma esteira que possa ser utilizada em uma cooperativa de recicláveis, ajudando trabalhadores e famílias de baixa renda”, diz.

Sustentabilidade

Como explica o orientador, pensar em sustentabilidade é uma obrigação coletiva e traz inúmeros benefícios. A reciclagem auxilia a conservação de recursos naturais, uma vez que reduz a necessidade de extrair, refinar e processar matérias-primas, reduzindo a emissão de resíduos sólidos, a poluição do ar e da água.

Outro benefício é a economia de energia, pois a reciclagem requer menos consumo do que a produção de novos materiais, bem como a geração de empregos, desde a coleta e a classificação de materiais até a produção de produtos reciclados.

“A iniciativa estimula ainda a conscientização ambiental e a possibilidade de interdisciplinaridade com outros cursos. O artigo foi escrito por estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), mas contou com participação de alunos de Logística, motivando e integrando as turmas”, conclui o professor.

O post Fatec Botucatu cria esteira eletrônica que separa metais recicláveis apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como Escolher o seu Imóvel de Luxo no Itaim Bibi

24/09/2024

Polícia fecha ‘feira do rolo’ de celulares furtados no centro de São Paulo

24/06/2024

Cidades do Alto Tietê serão interligadas por trens com concessão da linha 12-safira

24/06/2024
EM DESTAQUE

Ranking reconhece empresas que obtiveram resultados consistentes com a metodologia ágil

22/03/20241

Mulheres no comando: Liderança feminina no mundo das franquias

07/03/20251

Problemas no ombro estão entre as 10 principais causas de afastamento pelo INSS

28/02/20240

Araraquara é a 10ª cidade de SP a receber Casa da Mulher Paulista

23/03/20240

Maduro apoia decisão de Moraes em suspender o X

03/09/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.