abrilhante, renomada artista crocheteira de 23 anos, é reconhecida não apenas por suas incríveis criações, mas também por vestir artistas renomadas como Iza e Erykah Badu. Originária do Norte e atualmente residindo no morro do Palácio, em Niterói, abrilhante traz consigo toda a herança cultural do crochê, transmitida por sua família. Desde 2019, ela vem buscando ampliar seu trabalho artístico e, em 2021, criou a marca Abrilhante para apresentar ao mundo a versatilidade do crochê na moda.
Em parceria com o Festival ID Rio e a exposição “Mulheres das Águas”, abrilhante apresentará sua nova coleção em um desfile único e inspirador. A coleção Tucumã traz elementos geométricos e inspirações nos grafismos e frutas nortistas, criando uma conexão entre a moda e a cultura de sua região de origem.
O desfile não apenas apresenta as peças únicas de artista, mas também estabelece uma conversa vibrante com a exposição “Mulheres das Águas”. A performance durante o desfile trará uma conexão entre elementos da pesca e o crochê, explorando as histórias e os símbolos presentes na vida das mulheres que moldam suas vidas pelas marés da Baía de Guanabara.
O evento será realizado no dia 09 de março no Museu de Arte Contemporânea – MAC, em Niterói, e promete ser uma celebração da arte, da cultura e da diversidade.
Esta exposição é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
Serviço:
Funcionamento das galerias internas: de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada no museu deve ser feita até as 17h30.
A Praça do MAC é aberta ao público todos os dias, gratuitamente, das 09h às 18h.
Inteira: R$16,00 / Meia-entrada: R$8,00 (A comprovação do benefício é obrigatória na entrada do museu). Os ingressos são válidos durante o horário de funcionamento do dia da compra.
Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo mundo!
Têm direito à meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; Estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: Pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; Professoras/es.