Na quinta-feira, 15 de fevereiro, às 19h30, acontece no Shopping Pátio Iporanga, no primeiro piso, o vernissage da exposição Amor e Dedicação ao Cinema: 15 anos do Cinezen Cultural e 10 Anos do Santos Film Fest. O evento, gratuito e aberto ao público, irá até 22h e terá welcome night coffee e apresentação musical do maestro Mario Tirolli, que apresentará ao teclado trilhas clássicas de cinema. Depois, a mostra fica no local por no mínimo 15 dias, sempre no horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h, com entrada gratuita.
O público poderá conferir na exposição imagens dos 15 anos de atividades do Cinezen Cultural, criado pelo crítico de cinema e produtor cultural André Azenha em 2009 como um site de cinema que depois virou um instituto realizador de diversos projetos culturais: o Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, maior evento do gênero no litoral paulista, o Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos (estes dois presentes no calendário oficial de Santos), Geek Comunidade Palafitacon, Cine Comunidade (projeto que volta em 2024 e já realizou mais de 100 sessões de cinema com bate-papos em áreas em situação de vulnerabilidade social de Santos, Nerd Cine Fest, entre outros.
A exposição também celebra os 10 anos do Santos Film Fest, o primeiro festival de cinema do estado de São Paulo, desde a extinção do festival de Paulínia, a contar com mostras competitivas nacionais de longas-metragens, primeiro a tratar da Agenda 2030 da ONU, e apresentar programações em mais de 10 espaços santistas e mais de 100 filmes por edição. O festival foi finalista do Prêmio Governador do Estado 2022, realizado no fim de 2023, único do litoral paulista presente na categoria audiovisual.
Entre os artistas e profissionais da cultural que já participaram das atividades do Cinezen Cultural e do Santos Film Fest estão artistas de renome nacional.
“15 anos passam rápido e não poderíamos deixar de comemorar. Afinal, para um blog que começou sem grandes pretensões, o que foi alcançado ao longo dessa década e meia é de nos dar orgulho”, ressalta André Azenha. “E nada melhor que realizarmos a exposição em um shopping parceiro desde a primeira edição do SFF e com um maestro, o Mario, que tocou no lançamento do meu primeiro livro lá em 2008, no La Quiché Dorée, onde um ano depois seria lançado o Cinezen”, ressalta o produtor.
“Temos procurado, em todos os projetos, dar visibilidade à diversidade, realizar atividades centralizadas, contribuindo para a formação de plateia, a cidadania, a inclusão”, destaca Paula Azenha, diretora de produção do Santos Film Fest.
Para 2024, além do 10º Santos Film Fest a partir de 18 de junho, o Cinezen Cultural realizará o retorno do Cine Comunidade, projeto de cineclubismo itinerante realizado em espaços como escolas públicas, creches, ONGs, associações de bairro visando a formação de público para cinema, a valorização do cinema brasileiro, do cinema infantil, do cinema como ferramenta transformadora e educativa. E ainda o Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos, e novos lançamentos da Cinezen Edições Literárias: a autobiografia da design gráfica Márcia Okida, e livros sobre a relação entre o cinema nacional e a gastronomia, de Paula Azenha, Pioneiros da Cultura Geek e Noitadas Musicais: Um Panorama dos Shows em Santos nos Anos 2000, ambos de André Azenha, e outros que devem ser publicados ainda nesta temporada.
Mais informações sobre Cinezen e Santos Film Fest: https://bit.ly/42tc6GS
Imagens: https://bit.ly/3HRtuLK
Serviço:
Exposição: Amor e Dedicação ao Cinema: 15 anos do Cinezen Cultural e 10 Anos do Santos Film Fest
Abertura: 15 de fevereiro, às 19h30
Até 10 de março
Shopping Pátio Iporanga – primeiro piso
Av. Ana Costa, 465 – Gonzaga, Santos