Quando se fala de aumentar os resultados em uma empresa, em geral, toda a mobilização que é feita, é focada em diversos aspectos, como a liderança, inovação e marketing. Mas, apesar de importantes, existem outros pontos que são deixados de lado, como a ética empresarial.
O que é a ética empresarial?
A ética empresarial é um conjunto de princípios e valores que orientam as ações e decisões dentro de uma organização. Ela envolve a busca pelo equilíbrio entre o lucro e o respeito às pessoas, ao meio ambiente e às leis.
Ela não diz respeito apenas ao cumprimento de regulamentos, mas tem muito mais relação com a criação de uma cultura organizacional baseada na honestidade, justiça e respeito.
Por que ela é tão importante para o sucesso de uma empresa?
De acordo com o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros, além dos cuidados mais técnicos, manter a ética empresarial ajuda a demonstrar integridade e construir confiança com clientes, colaboradores e parceiros.
“Muita gente pode se preocupar demais com pontos muito técnicos da gestão de uma empresa e se esquece que o modo de agir e lidar com as situações demonstra muito mais para os outros que cuidados técnicos que a maioria sequer terá contato direto”.
“Por isso, manter uma boa ética empresarial ajuda a estabelecer laços mais fortes com clientes, ajudando a estimular a fidelização, e também com os colaboradores, criando um clima organizacional melhor, e com parceiros, ajudando a firmar parcerias comerciais mais sólidas, percebeu o quanto isso impacta em outras áreas da empresa?”, conta Gustavo Medeiros.