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Home»TECNOLOGIA»Estudantes de escola pública do sertão do Rio Grande do Norte criam tecnologias sustentáveis que vão de próteses para cavalos até capacetes "anticochilo"  
TECNOLOGIA

Estudantes de escola pública do sertão do Rio Grande do Norte criam tecnologias sustentáveis que vão de próteses para cavalos até capacetes "anticochilo"  

29/12/202400
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A Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, em Pau dos Ferros (RN), vem promovendo, desde 2017, um projeto inspirador de iniciação científica chamado “Redescobrindo a Caatinga”, que incentiva os estudantes a desenvolverem suas próprias pesquisas e soluções tecnológicas. Neste ano, a iniciativa já conta com 13 trabalhos desenvolvidos, três dos quais foram selecionados para a XIV Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. Entre eles: 1. Capacete sustentável e automatizado: tecnologia para prevenir cochilos em motociclistas; 2. Prótese sustentável: uma alternativa de locomoção para cavalos com canela amputada; 3. Um aplicativo para auxiliar novos estudantes a se adaptarem ao Ensino em Tempo Integral. 

Os estudantes do projeto também participaram da 1ª Olimpíada da Universidade Federal Rural do Semiárido, e na Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG, reforçando o papel da escola no fomento à educação científica de forma prática e colaborativa. Durante as atividades, os jovens passaram por diversas etapas do método científico, desde a formulação de hipóteses até a aplicação dos conhecimentos em seus projetos.  

A professora Jacicleuma de Oliveira Lima, responsável pela coordenação dos projetos, destaca o impacto transformador da iniciativa para os estudantes e suas perspectivas de futuro. “Nosso objetivo é que cada aluno sinta que faz parte de algo maior, que suas ideias têm valor e que a ciência está ao alcance deles, mesmo sendo de uma região com poucos recursos. Buscamos envolver os alunos em todas as fases da pesquisa, desde o levantamento de questões até a execução e análise dos resultados. Esse processo promove uma autonomia e visão crítica essenciais para que eles se tornem protagonistas não apenas no ambiente escolar, mas também em suas vidas pessoais e profissionais”, explica.  

Ela acrescenta: “É inspirador ver como esses jovens, muitos dos quais nunca tinham tido contato com iniciativas científicas, se dedicam a criar soluções reais para os problemas locais, usando materiais sustentáveis e pensando na aplicação prática de cada tecnologia desenvolvida. São experiências que moldam o caráter e a visão de mundo dos nossos estudantes, preparando-os para serem agentes de mudança e inovadores em suas próprias comunidades”. 

Ciência e protagonismo em ação 

De acordo com o estudante Humberto de Sousa, a participação no programa deu a chance de explorar temas ligados à sustentabilidade. “A ideia de desenvolver algo prático, como uma prótese para equinos, me deu uma experiência única para entender as fases da pesquisa e realmente aplicar na prática o que aprendemos em sala de aula”, comenta Humberto.  

Outros estudantes aproveitaram a oportunidade para liderar projetos e fortalecer habilidades em áreas como programação e mecânica, como a Lara Lays, que assumiu o papel de líder em sua equipe no projeto RoverXpedição Caatinga.  

“Foi uma experiência incrível participar disso tudo. Trabalhei com a parte de mecânica, elétrica e programação do projeto. Aprendi demais e acho que pode inspirar outras meninas a entrarem na área científica. Daqui a pouco, vamos ter uma fase de mentoria em Mossoró (RN), e estou animada para aprender ainda mais,” comenta. 

O estudante Francisco Jonathan também compartilha seu entusiasmo com a possibilidade de criar algo que beneficie outros estudantes. Ele e sua equipe desenvolveram um protótipo de aplicativo destinado a auxiliar alunos do Ensino Médio em Tempo Integral na organização de sua rotina escolar.  

“Criamos o aplicativo pensando em ajudar novos alunos e colegas a se adaptarem. A rotina do Ensino Médio Integral é bem intensa, com várias disciplinas e atividades ao longo do dia. Ter um lugar onde o estudante pode organizar tudo – horários, tarefas, prazos – faz muita diferença. Esse processo de desenvolvimento mostrou para a gente como nossas ideias podem realmente fazer a diferença no dia a dia das pessoas, e abriu nossos olhos para o impacto que a tecnologia pode ter no nosso futuro,” conta Francisco, cuja equipe foi selecionada para a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. 

Iniciativas de impacto 

A gestão da escola, representada pelo professor Daniel Joca do Nascimento, reflete que outras iniciativas de impacto, como a Jornada de Foguetes e o projeto “Meninas no Espaço”, vêm reduzindo a desigualdade de gênero e incentivando o interesse das estudantes em áreas técnicas e aeroespaciais.  

Segundo Daniel, por meio dos componentes pedagógicos diversificados do Ensino Médio Integral, a escola tem demonstrado que a pesquisa científica pode ser uma poderosa ferramenta para a formação de jovens líderes, com projetos que ultrapassam os limites da sala de aula e alcançam exposições e feiras científicas em nível nacional. 

Escola premiada 

Todos os anos, a Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo recebe credenciais para apresentar os projetos científicos em feiras de engenharia, como a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia em SP; MILSET BRASIL em Fortaleza-CE e FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica. Um dos projetos premiados foi o “Saburâmica”, uma alternativa ecológica para a fabricação de um revestimento sustentável que foi destaque em 2018. Além disso, a Escola já recebeu o prêmio de “Melhor escola pública da cidade” em 2021 e 2022.  

Sobre o Ensino Médio Integral 

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes. 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VANESSA MIRANDA MENEZES
[email protected]

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