Considerado o principal ícone do varejo mundial, os Estados Unidos serviram de laboratório para o mais novo livro de Roberto James, mestre em psicologia e especialista em comportamento humano. O autor viajou durante 100 dias, desbravando as mais variadas regiões do país, para entender como os americanos consomem e como seu comércio varejista continua servindo de modelo para o resto do mundo.
Em “Vivendo o varejo americano: uma viagem no coração do consumo”, Roberto analisa, de forma detalhada, como a cultura local influencia o varejo, seja pelos hábitos de compra dos seus consumidores, seja pelas preferências por produtos e serviços. “Uma das observações que fiz é do quanto o consumidor americano valoriza a praticidade e a rapidez. Isso faz do autoatendimento, por exemplo, uma necessidade em diversos setores do varejo, de supermercados a lojas de conveniência. E a tecnologia desempenha um papel fundamental neste sentido”, afirma.
Em se tratando de tecnologia, o livro descreve como a Inteligência Artificial (IA) faz parte da revolução constante do setor, oferecendo, por exemplo, novas formas de conexão com o cliente – inclusive com os das gerações mais novas –, personalizando a experiência de compra e otimizando as operações. Além disso, o autor ressalta a busca constante dos consumidores norte-americanos por conveniência e praticidade, o que faz dos “mercados de proximidade” um elemento fundamental para o varejo no país.
“A naturalidade deste estudo pode proporcionar uma visão ímpar para o entendimento do varejo e de seus desafios de forma prática e vivenciada. Este livro serve como um guia de avanços, tendências e novos olhares que todo varejista precisa saber”, conclui.
Em 2024, o varejo no Brasil vive um momento com números animadores. Dados do estudo mensal feito pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo Vendas) demonstram que, devido à redução da inflação, o setor tem apresentado progressos em relação ao ano passado. No caso do varejo restrito, que é aquele em que não se incluem veículos e materiais de construção, por exemplo, o crescimento foi de 2,1% de abril a junho de 2024 frente ao mesmo período em 2023.
Serviço
Lançamento do livro “Vivendo o varejo americano: uma viagem no coração do consumo”, de Roberto James
Data: 10 a 12 de setembro de 2024, das 13h30 às 21h00
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Sobre Roberto James
Roberto James é mestre em psicologia, especialista em comportamento de consumo e conselheiro de empresas, e atua há mais de 15 anos no mercado de combustíveis e lubrificantes no Brasil. É também palestrante e autor dos livros “O consumidor tem pressa: corra com ele ou corra atrás dele” e “Vivendo o Varejo Americano: uma viagem no coração do consumo”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CYNTHIA SILVA CASTRO
cynthia.c@hugcomunicacao.com