No Espírito Santo, os casos e mortes por Covid-19 aumentaram de 541 casos e uma morte, registrados em agosto deste ano, para 2.378 casos e cinco mortes no mês de setembro. Os dados são da Secretaria de Saúde do estado.
O infectologista Werciley Júnior destaca que a vacinação contra a Covid-19 é a forma mais eficaz de prevenir a doença. “Após ela [vacina] que vimos uma redução drástica dos números de casos. A vacina, juntamente com a dose de reforço, amplia a proteção e isso fortalece o sistema imunológico”, explica.
Ainda de acordo com o médico, é necessário manter o esquema vacinal atualizado, já que o vírus pode sofrer mutações, gerando novas variantes.
Cobertura da vacina
Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (25), foram aplicadas 247.043 doses monovalentes no Espírito Santo, incluindo as três doses, a de reforço e a adicional. O número de vacinas bivalentes aplicadas foi de 636.563.
Outros cuidados
De acordo com o Ministério da Saúde, outros cuidados recomendados para evitar a Covid-19 são:
- cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço ao tossir ou espirrar;
- evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
- manter uma distância mínima de cerca de um metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;
- evitar contato físico com pessoas com sintomas gripais, independente do uso de máscara;
- não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada;
O infectologista Werciley Júnior aponta que cuidados básicos ainda devem fazer parte do cotidiano da população, como higienizar as mãos — e caso apresente sintomas da doença, usar máscara para evitar a contaminação.
Leia mais:
Espírito Santo: período de defeso da Piracema começa no dia 1º de novembro
ES: café está presente em 70% das propriedades rurais capixabas