A EPTV, emissora do Grupo EP e afiliada à Globo, comemora seu aniversário de 45 anos nesta terça-feira, 01/10, com um episódio especial no Globo Repórter, produzido exclusivamente pela emissora do interior paulista e sul de Minas Gerais. O episódio aborda as tecnologias do futuro e conta histórias de pessoas da região de abrangência da empresa que trabalham em áreas disruptivas para antecipar os caminhos de uma nova era. A produção da EPTV vai ao ar dia 04 de outubro, depois da novela “Mania de Você”.
O episódio é fruto de um trabalho de dois meses com gravações em 13 cidades das regiões de Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP) e Varginha (MG), além de entrevistas nos Estados Unidos, que compartilham as inovações criadas ou presentes em cada um dos locais. Produzido inteiramente pela EPTV, o especial de aniversário da emissora contou com roteiro, produção e edição do jornalista Paulo Gonçalves, imagens de Pedro Santana e edição de imagens de Eulâmpio Neto, com colaboração do ACERVO EP.
O programa percorre locais como Santa Rita do Sapucaí, cidade no sul de Minas Gerais, que está na corrida espacial com o desenvolvimento de mini satélites e desenvolve projetos para a sexta geração de internet. Em Campinas, a produção destaca os robôs, os projetos no laboratório Sirius e o trabalho da medicina preventiva no maior laboratório de Inteligência Artificial da América Latina, da Unicamp. Nas regiões de Ribeirão Preto e São Carlos, a tecnologia de games na educação e os carros voadores são tema do episódio. O Globo Repórter foi, ainda, até os Estados Unidos conversar com um engenheiro de telecomunicações da NASA, formado em Minas Gerais, responsável pela comunicação em missões robóticas, além de visitar as cidades de Los Angeles e Pasadena, na Califórnia.
A produção do episódio foi até o Vale da Eletrônica, no sul de Minas Gerais – Crédito: Divulgação
“A EPTV tem uma longa história de parceria com o Globo Repórter. Vamos comemorar mais um aniversário com histórias de pessoas de nossa região que trabalham nas trilhas do amanhã. A revolução tecnológica impacta todos nós. E nada como mostrar quem abre esses caminhos, numa emissora que tem pioneirismo até no nome”, diz Paulo Gonçalves, jornalista da EPTV e responsável pela produção do episódio.
Caravana do ACERVO EP – Ação interna
A EPTV (Emissora Pioneira de Televisão) foi fundada por José Bonifácio Coutinho em 1º de outubro de 1979, em Campinas (SP), a partir do sonho de implantar um projeto bem-sucedido de emissoras regionais. O projeto teve continuidade nos anos seguintes, com a instalação da emissora em Ribeirão Preto (1980), em Varginha (1988) e em São Carlos (1989).
E desde então a EPTV se tornou um conglomerado de mídia, o Grupo EP, com várias empresas que formam um ecossistema de comunicação e formato audiovisual, radiofônico e digital. Para contar esta história e manter viva a sua essência, o Grupo EP realiza também uma ação interna para os colaboradores e conduzida pela coordenadora de Acervo do Grupo EP, Mônica Barbosa.
O objetivo da ação é levar parte do acervo institucional da empresa para as 4 emissoras do grupo para que os colaboradores conheçam o legado que foi construído até aqui e se inspirem para trilhar novos capítulos desta trajetória. ”Nestes 45 anos, várias pessoas vieram e foram construindo essa história. A gente fala muito de inovação, mas quando pensamos em todas as nossas fases, no começo tão desafiador para fazer Jornalismo em um veículo de comunicação no interior de São Paulo, e nas trocas de equipamentos e transição do analógico para digital sempre acompanhando as mudanças tecnológicas, percebemos o quanto o Grupo EP sempre foi inovador. Durante o período dessa exposição, a gente espera que o time de colaboradores se inspire nessa questão de como fomos pioneiros e também temos valores muito sólidos e enraizados que vieram lá do nosso fundador, o Dr. Bonifácio, e que permeiam a gente até hoje”.
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 45 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2020 / IPC Maps 2020).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCAS VOIGT
lucas@agenciaera.com.br