Dirigentes que participam todos os anos, como Roberto Senna, Presidente do Conselho Consultivo da TRANPES, e Christiano Moreno, diretor de TH da Aegea Saneamento e Participações, reforçam a importância da pesquisa.
A iniciativa de realizar a Pesquisa Avançada de Incentivos de Longo Prazo no Brasil é da SG Comp Partners, consultoria que desenha e implementa planos estratégicos de remuneração e as inscrições estão abertas até o dia 20/9, às 18h. Para participar da 6ª edição, os gestores de negócios e RH só precisam se inscrever por meio do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=DmF3IiSuskCQ5_KA1l0POi1A5H93IbhCiQzlNGodZf9UMTgxNVhYUUMwU1I5QThMNEZPUEZLOEsxOC4u. Posteriormente será enviado um questionário para o preenchimento das informações.
“Participo há várias edições da pesquisa de ILP e a considero muito importante para balizar as estratégias de remuneração das empresas nas quais atuo, tanto como executivo, quanto como nos conselhos de administração. É uma ferramenta muito interessante na hora de balizar as alinhar também os objetivos das empresas com os interesses de seus profissionais mais valiosos”, declara Roberto Senna, presidente do Conselho Consultivo da TRANPES.
Cristiano Moreno, Diretor de Recursos Humanos da Aegea Saneamento e Participações S/A, destacou que em um cenário cada vez mais dinâmico e complexo, no qual os ciclos de negócios estão sendo revisado com maior frequência do que no passado recente, os incentivos de longo prazo se tornam ainda mais poderosos como ferramentas de atração, especialmente de retenção, e alinhamento entre a alta gestão e os acionistas. “Diante deste contexto, a pesquisa de ILP da SG Comp Partners pode, com certeza, apoiar as empresas a estarem mais atualizadas frente a este desafio”, ressalta o executivo.
Os planos de remuneração variável desempenham um papel crucial na obtenção dos resultados de negócio, principalmente quando alinhados aos vetores chave de criação de valor sustentável de cada organização, na medida em que aliam os interesses dos colaboradores aos da companhia. “Quando a empresa tem uma estratégia de remuneração adequada à sua realidade e ao mercado no qual atua, é mais fácil e rápida a criação de uma cultura de valorização do alto desempenho, o que ajuda a reter profissionais e a torna mais atraente para novos talentos”, explica Paulo Saliby, sócio fundador da consultoria SG Comp Partners.
Segundo Saliby, outro benefício é que, ao terem clareza da performance esperada e da recompensa, os funcionários se sentem mais motivados e engajados a médio e longo prazos, o que contribui para a retenção de talentos valiosos na empresa. Oferecer Um pacote de remuneração atraente ajuda reduzir a rotatividade e os custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários.
Por esta razão, a SG Comp Partners decidiu há seis anos iniciar o projeto de realizar a pesquisa de ILP nas empresas nacionais, cuja receptividade vem crescendo ano a ano, com a participação cada vez maior de seus clientes, prospects e empresas interessadas em obter na íntegra as conclusões do estudo. Isso porque o relatório completo da pesquisa provê um panorama detalhado das estratégias de remuneração variável adotadas por um leque amplo de companhias, em especial de como usam os incentivos de longo prazo para atrai, motivar, engajar e reter seus talentos. A conclusão da pesquisa será apresentada em um evento anual da consultoria, que será realizado em novembro.
Em 2023, a Pesquisa Avançada de Incentivos de Longo Prazo (ILPs) contou com a participação de 117 empresas, sendo que 110 delas já contavam com ILPs em suas estratégias de remuneração, enquanto participaram no ano anterior 105 companhias, das quais 93 ofereciam ILPs. “É uma pesquisa que auxilia as empresas a entenderem se estão no caminho certo em termos de remuneração variável e reconhecimento da contribuição de seus talentos para os resultados empresariais, contribuindo muito para balizar futuras decisões das lideranças administrativas, financeiras e de recursos humanos”, enfatiza Saliby.
O sócio da SG Comp Partners explica ainda que os resultados da versão de 2024 ajudarão muito as empresas a refletirem se seus planos de incentivos de longo prazo estão preparados em termos de flexibilidade e adaptabilidade face ao atual ambiente econômico incerto e volátil que nos cerca. “Neste contexto, os planos de incentivos de longo prazo precisam ser dotados de mecanismos de ajuste, sobretudo no que tange a critérios e condições de desempenho, em decorrência das frequentes mudanças nas condições de mercado e nas necessidades das empresas”, conclui o executivo. Para participar e contribuir para a evolução dos planos de remuneração e, por consequência, dos resultados do mercado corporativo nacional, inscreva-se no link:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=DmF3IiSuskCQ5_KA1l0POi1A5H93IbhCiQzlNGodZf9UMTgxNVhYUUMwU1I5QThMNEZPUEZLOEsxOC4u
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Clezia Martins Gomes
cleziagomes@gmail.com