Não é novidade para ninguém que as publicidades em redes sociais têm crescido de forma surpreendente, e o faturamento de digitais influencers, que fazem parcerias e publicidade para divulgar, participarem de eventos tem faturado bilhões.
O jornalista Rodrigo Lico fez um levantamento com diversas empresas em variados setores e constatou que é possível ter um retorno mais amplo com o público segmentado, do que anunciar em portais, tv, jornais e revistas, os meios mais tradicionais.
Essas empresas possuem departamentos específicos para celebrar contratos e parcerias com digitais influencers, investem menores valores do que os veículos “tradicionais“ e tem um retorno maior, por ser mais segmentado.
Muitas empresas não revelam quais os critérios utilizados para eleger um influencers que irá divulgar seus produtos e serviços, tão poucos os valores, mas especula-se por exemplo que por um story de 5 minutos um influencer que tem mais de 10 milhões de seguidores pode faturar mais de 100 mil reais.
Veja o levantamento feito pelo jornalista Rodrigo Lico e as respostas de algumas das maiores empresas do Brasil
Para a empresa Sem Parar, a gerente de Marketing, Catharina Donato, explicou que: “A relação do Sem Parar com influenciadores e creators é uma parte relevante de nossa estratégia de comunicação e engajamento em redes sociais. Sabemos que nossos clientes têm perfis diversos e estão distribuídos em muitas regiões do Brasil, por isso é importante escolher estratégias diversificadas que ampliam o alcance da nossa mensagem. Em nosso processo de escolha de um influencers, vamos além do número de seguidores, nós buscamos criadores de conteúdo que se conectam com nosso ecossistema de mobilidade de forma autêntica e relevante para a sua audiência. Não é só falar a mensagem certa, mas entregar valor de verdade para o dia dia das pessoas de um jeito que faça sentido para elas”, detalha a profissional de marketing.
Questionada sobre quais são os critérios para eleger um influencer para divulgar a marca, Catharina responde: “O elemento central da estratégia em social media é conectar criadores que dialogam com nosso ecossistema de mobilidade. O Sem Parar tem um amplo portfólio de soluções em mobilidade dentro e fora do carro, e cada um desses serviços precisa de uma abordagem apropriada para as redes sociais. Além disso, outros elementos norteadores dos nossos critérios de escolha são: relevância do influencers com nosso público-alvo; engajamento e credibilidade; qualidade de conteúdo”; conclui. Em 2023 o Sem Parar fez parceria com mais de 50 influencers.
A Azul informou por meio de sua assessoria que não iria participar. A assessoria da JBS não deu retorno até o fechamento desta edição; a Samsung também não deu retorno até o fechamento desta edição. A assessoria de imprensa da Casas Bahia foi categórica com a mensagem e respondeu: “Agradecemos seu contato, mas desta vez não vamos conseguir participar da pauta. Fica para uma próxima”, sem esclarecer o por que da negativa.
A Taurus Armas, por meio de sua assessoria, informou que não poderia contribuir com informações. A Honda Motors, através de sua assessoria, acordou de encaminhar o material, mas até o fechamento desta edição não o fez. A assessoria de imprensa da Havan não respondeu aos questionamentos por nenhum meio de comunicação. As assessorias de imprensa da TIM e da Claro também não responderam os questionamentos da pauta.
A assessoria da Smart Fit, conhecida como a academia que mais realiza parceria com influencers do mundo Fitness, também não retornou aos questionamentos do jornalista, indagando sobre esse tema. As assessorias da Quatar Airways, GOL e Latam, não responderam até o fechamento desta edição. As marcas de cerveja Amstel, Schin e Brahma, por meio de suas assessorias, se dispuseram a indicar portas-voz para falar a respeito do tema, mas até o fechamento desta edição não responderam.
A assessoria de imprensa da Apple no Brasil, informou que não comenta abertamente sobre sua política. E a assessoria de imprensa da Coca Cola não respondeu até o fechamento desta edição. A assessoria de imprensa da Claro, si quer confirmou o recebimento dessa pauta, embora tenha sido acionada amplamente por diversos meios de comunicação.