De acordo com dados recentes divulgados pelo Serasa Experian, a inadimplência de empresas brasileiras tem sido um tema de grande relevância no cenário econômico atual. As informações dão conta de que, somente em 2023, cerca de 6,6 milhões de negócios estavam no vermelho, números que se mantiveram no período entre julho e dezembro.
O total das dívidas, segundo o levantamento, foi de cerca de R$ 126,1 bilhões, sendo que a maioria das empresas negativadas por não terem conseguido cumprir com seus empréstimos, foram as do setor de serviços (54,8%).
No entanto, é importante destacar que a inadimplência no Brasil cresceu pelo segundo mês consecutivo em março de 2024. O aumento foi de 1,19% em relação ao mês anterior, o que corresponde a um acréscimo de 855 mil no número de empresas com nome sujo na praça por conta de empréstimos.
“É fato que as empresas, principalmente, ainda sentem o efeito pós-pandemia. Para tentarem se manter, muitas delas recorreram aos meios de crédito convencionais, com taxas altíssimas, numa tentativa de salvar seus negócios. Somente agora, mais recentemente, com a redução da Selic e da inflação, houve um certo ‘desafogamento’, mas as dívidas contraídas antes disso permanecem aí”, aponta Hamilton Ribas, CEO da Limite na Hora.
Em meio a este cenário, empresas de crédito facilitado, como a Limite na Hora, surgem como uma alternativa para o empresário brasileiro, utilizando o limite do cartão de crédito como garantia do empréstimo rápido e desburocratizado, o que se torna uma alternativa viável para as empresas que buscam sair do vermelho.
De acordo com o Inter, a inadimplência entre pessoas jurídicas teve seu 11º mês consecutivo de aumento, em se tratando de empréstimos. Os cartões de crédito corporativos, no entanto, segundo o levantamento do banco, estão em dia, o que traz luz à solução mais ideal, que é a utilização do limite dos cartões para obtenção de empréstimos. Ao utilizar o limite do cartão de crédito como garantia, a empresa consegue oferecer taxas de juros mais competitivas em comparação a outras formas de crédito disponíveis no mercado. Isso pode ser particularmente útil para empresas que estão enfrentando dificuldades financeiras, pois permite que elas obtenham o capital necessário para liquidar suas dívidas e retomar suas operações normais.
O empréstimo com cartão de crédito pode ser uma solução para empresas que estão com dificuldades financeiras. Ele oferece capital de giro para cobrir despesas operacionais, como salários e aluguel. Além disso, permite quitar dívidas pendentes e renegociar acordos com credores.
Além disso, a flexibilidade oferecida pela Limite na Hora pode ser um diferencial importante. Ao contrário de empréstimos tradicionais, que geralmente exigem um longo processo de aprovação e uma série de requisitos, a empresa oferece um processo de solicitação simplificado e rápido, onde a empresa consegue o crédito necessário dentro de poucos minutos após a confirmação dos dados.
A inadimplência das empresas é um fenômeno complexo, influenciado por uma variedade de fatores econômicos. Ainda que haja sinais de estabilidade, o cenário requer atenção e estratégias eficazes para a gestão de crédito. A Limite na Hora pode ser uma dessas estratégias, oferecendo uma alternativa de crédito competitiva para empresas em dificuldades.
“A tomada de empréstimo utilizando o limite do cartão de crédito pode ser uma opção mais viável não somente por conta da vantagem econômica, em termos de juros. Mas principalmente pela facilidade e rapidez, fatores fundamentais para as empresas que, quando se veem num cenário desafiador, como a inadimplência, precisam resolver de forma rápida, para não pausar suas operações. Desde que haja o limite disponível no cartão, e as validações necessárias sejam respondidas adequadamente pelo empresário, em 10 minutos o empréstimo já está disponível em conta. O tempo é precioso, e isso é decisivo para o empresário, pois pode depender justamente do tempo o seu sucesso ou a sua ruína”, finaliza Ribas, da Limite na Hora.
O empréstimo com cartão de crédito pode ser uma solução para empresas que estão com dificuldades financeiras. Ele oferece capital de giro para cobrir despesas operacionais, como salários e aluguel. Além disso, permite quitar dívidas pendentes e renegociar acordos com credores.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Andreia Souza Pereira
andreia@afontemagazine.com.br