A ansiedade é uma condição quase normalizada no mundo moderno atual. Ainda assim, Viviane Araújo driblou qualquer traço de aflição e inquietude antes de voltar ao ar após a maternidade. Mãe do pequeno Joaquim de dois anos, a atriz de 49 anos começou a movimentar sua lista de contatos para retornar às novelas. Ela acreditava, no entanto, que seria um caminho longo até conquistar novamente um papel em folhetim. A velocidade com que veio o convite para “Volta por Cima”, em que vive a altiva Rosana, acabou sendo uma surpresa. “Estava com saudade de atuar. Falei com alguém aqui e com outro ali, mas não esperava que algo fosse surgir tão rápido. Não pude fazer ‘Todas as Flores’ porque engravidei. Mas, no final, tudo se encaixou da melhor forma possível. Tudo foi na hora que deveria ser”, vibra.
Na história das sete, Rosana é esposa de Edson, papel de Aílton Graça. Nascida no subúrbio carioca como o marido, ela encontrou seu lugar no mundo na Barra da Tijuca, bairro emergente do Rio de Janeiro. Usa grifes na tentativa de atestar que hoje pertence à elite, situação tão almejada por ela. É afrontosa e não leva desaforo pra casa. É contra o trabalho do filho na Viação Formosa porque quer que ele ocupe uma posição de mais destaque na sociedade. “Espero que as pessoas possam se divertir junto com a gente e as pessoas percebam o quanto a Rosana é uma pessoa boa, apesar de ser mimada e ter seus embates. Ela é engraçada e é apaixonada pelo marido, que faz todas as suas vontades. Está sendo uma delícia fazer”, afirma.
Quando Rosana conheceu Edson, ela era rainha de bateria de uma escola de samba, mas, ao se casarem, ele pede para a esposa deixar o posto. Por conta de toda a proximidade da personagem com o Carnaval, Viviane precisou de um intenso trabalho de distanciamento do papel. A atriz, que desfila há décadas na folia carioca e paulista, é considerada por muitos uma espécie de rainha das rainhas do carnaval brasileiro. “Eu tento colocar algo no jeito de andar ou falar para não ficar tão Viviane no vídeo. Claro que há essa associação com toda a minha história no Carnaval. É inevitável. Por isso, é importante ter um trejeito que marque essa diferença”, aponta.
De folga das novelas desde o fim de “O Sétimo Guardião”, que foi ao ar em 2018, Viviane celebra o atual momento de sua vida. Assim como os personagens da trama de Claudia Souto, a atriz valoriza as voltas por cima que encarou ao longo de sua trajetória, sendo a maternidade uma das mais recentes. “O nascimento do meu filho foi uma grande volta por cima. Era algo que eu sempre quis, mas achava que não estava mais tão presente. Foi ficando de lado. Então, conheci meu marido, a gente casou e logo depois tivemos nosso filho. Casar também foi uma volta por cima. Era algo que eu sempre quis”, revela.
“Volta por Cima” – de segunda a sábado, às 19h30, na Globo.
Parceria fixa
A trama de “Volta por Cima” revive antigas parcerias de Viviane Araújo no vídeo. A atriz volta a contracenar com Ailton Graça nos folhetins. Os dois tiveram uma bem-sucedida experiência em “Império”, quando viveram Naná e Xana Summer. “Se estamos repetindo, é porque deu certo na primeira vez, o que me deixa mais motivada para esse novo trabalho. Ailton é um grande amigo na vida pessoal e um ótimo parceiro. A gente tem uma troca boa em cena que flui. Deu certo em ‘Império’ e esperamos que dê novamente. Fiquei muito contente quando soube que ele seria meu parceiro de cena novamente”, elogia.
Instantâneas
# Viviane Araújo seguirá desfilando pela Mancha Verde e pelo Salgueiro em 2025.
# Antes de “Volta por Cima”, Viviane gravou as duas primeiras temporadas de “Família Paraíso”, do Multishow.
# A atriz também pode ser vista no filme “Depois do Universo”, original Netflix.
# Viviane conta com mais de 15 milhões de seguidores no Instagram.
VIVIANE ARAÚJO, a Rosana de “Volta por Cima”, da Globo, por Caroline Borges | TV Press