As cidades mais modernas do mundo utilizam painéis de LED em suas ruas e avenidas, o que torna os ambientes mais iluminados, modernos e até mesmo os transforma em pontos turísticos.
Na movimentada capital paulista, os painéis de LED são uma atração à parte. Ao percorrer as movimentadas ruas da cidade, é impossível não notar a presença marcante desses luminosos, que se espalham pela paisagem urbana, oferecendo uma exibição moderna e dinâmica que certamente chama a atenção. Além disso, eles ocupam o lugar dos antigos outdoors estáticos, que costumavam poluir visualmente as ruas, proporcionando agora uma experiência visual mais agradável e contemporânea.
“Os outdoors estáticos foram barrados na capital paulista pela Lei Cidade Limpa, que pretende transformar São Paulo, reduzindo a poluição visual e abrindo espaço para a adoção dos modernos outdoors digitais”, lembra Danniel Xavier, CEO da LED Expert, startup especializada no segmento de painéis de LED em alta resolução.
Danniel Xavier
O especialista recorda que essa mudança não só trouxe uma nova estética para o ambiente urbano, mas também abriu portas para formas mais dinâmicas e interativas de publicidade ao ar livre. Os DOOH (Digital Out of Home) não apenas captam a atenção das pessoas de maneira eficaz, mas também permitem que as marcas se comuniquem de maneira criativa e impactante, conectando-se melhor com o público-alvo em um mundo cada vez mais digitalizado.
“A DOOH alcança as pessoas em locais de grande circulação e visibilidade, onde o público está ativo e receptivo a mensagens publicitárias, como ruas, avenidas, praças, parques e até estabelecimentos comerciais, como shoppings e lojas. Dessa forma, empresas aproveitam para promover seus produtos, novidades e serviços, já que a tecnologia oferece uma abordagem visual limpa, dinâmica, moderna, conectada e rentável”, explica.
O CEO da LED Expert explica de cada um desses benefícios:
Rentabilidade
Em geral, o custo-benefício das mídias OOH é bastante vantajoso, mesmo para pequenas empresas. Segundo dados da revista Forbes, o retorno para cada dólar investido em mídia Out of Home gira em torno de US$5,97 em receita. E as vantagens desse tipo de publicidade vão muito além de um atraente ROI (Retorno Sobre Investimento).
A mídia externa é a terceira forma de publicidade que recebe mais investimento no Brasil. De acordo com um relatório da Research and Markets, o segmento de digital out of home é previsto para movimentar aproximadamente US$ 54,83 bilhões em todo o mundo até 2030.
Além disso, enquanto as peças estáticas limitam a divulgação a uma única campanha, a tecnologia permite a veiculação de várias simultaneamente, resultando em mais oportunidades de receita e uma maior flexibilidade na comunicação com o público-alvo.
“No outdoor estático, de papel, é possível anunciar um cliente por mês ou a cada quinze dias. Já com um telão outdoor de LED, é possível anunciar muitos clientes de uma vez só, podendo faturar até 50 vezes mais. Isso proporciona um retorno muito superior ao investimento, comparado, por exemplo, a quem investe no setor imobiliário, por exemplo”, explica Danniel Xavier, CEO da LED Expert.
Dinâmico
O estudo Insider OOH chegou a conslusão de que os brasileiros mais são impactados por esse tipo de mídia, revelando que 93% dos entrevistados indicaram que os anúncios de mídia exterior em formato digital chamam mais a atenção do que os de mídia tradicional.
Outro insight da pesquisa mostra que 81% das pessoas admitem que gostam de ver anúncios de mídia exterior/OOH em formatos digitais.
“Ao substituir um Outdoor Estático (OOH) pelo painel digital Outdoor (DOOH) na comunicação visual, o negócio tende a obter mais resultados”, afirma Danniel Xavier.
Moderno
As peças estáticas contam apenas com cores e formatos para chamar a atenção dos clientes, enquanto os painéis de LED oferecem brilho, movimento e cores vibrantes, tornando praticamente impossível passarem despercebidos. Esse impacto visual é fundamental para atrair a atenção do público e garantir que a mensagem seja vista e lembrada.
Limpo e Durável
Enquanto os outdoors estáticos demandam tempo e dinheiro para a produção de lonas e instalação, os painéis de LED oferecem uma solução mais prática e rápida, sem a necessidade de reimpressões.
Além disso, enquanto os outdoors estáticos costumam utilizar vinil, que é mais suscetível a danos causados por fatores externos como vento forte, chuva intensa e desgaste natural, resultando em uma vida útil mais curta e custos adicionais de manutenção e substituição, os painéis de LED são projetados para resistir a condições climáticas adversas e são à prova d’água. Isso os torna altamente duráveis e confiáveis em ambientes externos sujeitos a intempéries, poluição e outros elementos ambientais, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Conectado
Os painéis digitais se destacam como ferramentas versáteis pela sua capacidade de adaptação e funcionalidades avançadas. O CEO da LED Expert explica que os painéis digitais são equipados com controladoras que permitem acesso remoto, seja via Wi-Fi ou pen drive. Essa funcionalidade possibilita enviar vídeos à distância, ajustar a intensidade da tela, programar o desligamento automático e definir os horários de ligar e desligar o aparelho conforme necessário.
Mais informações
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JAINE APARECIDA MACHADO
jaine.engenhariadecomunicacao@gmail.com