O Instituto Procomum [IP] realiza entre os dias 19 e 22 de junho o Encontro Internacional LAB Narrativas Climáticas – O Sul Global No Centro Das Soluções Para o Bem Viver. As atividades acontecerão na sede do IP (R. Sete de Setembro, 22 – Vila Nova), em Santos (SP).
O projeto conta com a parceria da organização nigeriana Surge Africa, por meio de sua plataforma de comunicação estratégica, a Surge X Media, que projeta e implementa medidas inovadoras para melhorar as abordagens de adaptação climática através de políticas, mídia e desenvolvimento resiliente.
O objetivo é construir uma agenda mais ampla, voltada para a discussão e a comunicação sobre a justiça climática, a articulação territorial e internacional e a busca por conexões entre as dinâmicas socioculturais e políticas que moldam a América Latina e o continente africano. Além disso, o Encontro também visa fortalecer a cooperação Sul-Sul e desenvolver soluções para diminuir os impactos ambientais e sociais.
Nos dias 19 e 20 de junho, a programação contempla um Encontro Internacional, aberto ao público e com inscrições gratuitas pelo site https://lab.procomum.org/lab-narrativas-climaticas.
Participam dele líderes comunitários, gestores públicos federais e municipais, pesquisadores, ativistas, especialistas e autoridades ambientais de diversas entidades da região e do país.
A mesa de abertura, dia 19, quarta-feira, às 18h, reúne a fundadora do Surge Africa, Nasreen Al-Amin, a pedagoga e líder indígena Simone Takuá e a pesquisadora do Instituto Pólis, Ana Sanches, com mediação da artista e pesquisadora Marina Guzzo.
Já na quinta-feira, dia 20, ocorrerão três rodas de conversa. Às 10h, com o tema “Qual O Tamanho do Problema Quando Falamos em Crise Climática?”, participam a diretora executiva do Data_Labe, Clara Sacco; a coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília, Alexandra Sampaio; e o coordenador do Comitê ODS da Prefeitura de Santos, Fábio Tatsubô, com mediação da jornalista Arminda Augusto.
Às 14h, a coordenadora-geral de Articulação do Departamento de Mitigação e Prevenção de Riscos da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Samia Sulaiman, a cientista social e educadora popular Tatiana Mendonça Cardoso e o Secretário-Adjunto de Meio Ambiente de São Vicente (SP), Mário Bueno, tratam do tema “Prevenir, Antecipar, Adaptar e Mudar. Como Construir Soluções Convergentes e Governança Compartilhada nas Soluções?”. A mediação será do cientista social e planejador urbano Pedro Torres.
Por fim, às 16h, a roda de conversa “Narrativas Climáticas: Como Produzir Uma Comunicação Mobilizadora?” terá a presença do ambientalista e consultor de Resiliência e Energia da Surge Africa, Muhammad Shamsuddin Ibrahim, da diretora executiva da plataforma PerifaConnection, Thux Thuane, do co-fundador da organização progressista digital Sleeping Giants Brasil, Leonardo Leal, da diretora executiva da rede global Morada Comum, Nathalia Rocha, e do gerente nacional do Conselho Global de Comunicação Estratégica da Nigéria, Daniel Akinola Oladoja. A mediação será de Tatiane Matheus, jornalista e pesquisadora de Justiça Climática, Gênero e Racismo Ambiental.
Laboratório Cidadão
Já nos dias 21 e 22 de junho será realizado um laboratório cidadão, em formato relâmpago, para 20 participantes previamente inscritos e selecionados.
O objetivo será desenvolver iniciativas de baixo custo e fácil realização que possam chamar a atenção de autoridades, Poder Público e meios de comunicação sobre a urgência de enfrentamento aos impactos ambientais e sociais das mudanças climáticas na Baixada Santista. Os protótipos devem contemplar três categorias: ativismo digital, internet e cooperação internacional; dados e ciência comum; e narrativas, arte e ativismo.
O grupo reúne pessoas com experiência em soluções climáticas e comunicação de impacto, além de moradores de regiões mais atingidas pelos fenômenos climáticos locais. Cada um receberá uma bolsa de R$ 500, recursos para construção dos projetos e ajuda de custo para deslocamento e alimentação. A apresentação dos protótipos, aberta ao público, ocorrerá em 20 de julho.
Sabemos que as mudanças climáticas são sentidas globalmente, mas o Sul Global enfrenta vários desafios estruturais que amplificam o risco e a vulnerabilidade. A falta de recursos financeiros e técnicos, somada às demandas sociais urgentes, como a fome e a pobreza, traz um cenário mais desafiador para esses países, que precisam encontrar soluções para a mitigação e adaptação aos seus efeitos. Com este Encontro Internacional centralizamos a busca por soluções para as mudanças climáticas na região,”, comenta Georgia Nicolau, diretora institucional da organização.
Sobre o Instituto Procomum
Organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar e participar de redes cujo foco é promover a transformação social e inventar um mundo centrado na reprodução da vida e do cuidado. Mais informações em: https://www.procomum.org
Sobre o Surge Africa
Organização africana que atua em países como Nigéria, Quênia, Gana e África do Sul, realizando programas adaptados para promover estrategicamente a resiliência climática. Mais informações em: https://www.surgeafrica.org
ENCONTRO INTERNACIONAL
LAB NARRATIVAS CLIMÁTICAS
O Sul Global No Centro Das Soluções Para o Bem Viver
Local: Instituto Procomum | LAB Procomum
Rua Sete de Setembro, 52 – Vila Nova – Santos.
Dias 19 e 20 de junho, quarta e quinta-feira.
Encontro Internacional com Líderes, Ativistas e Autoridades Ambientais
Inscrições: https://lab.procomum.org/lab-narrativas-climaticas
Dias 21 e 22 de junho, sexta-feira e sábado.
Laboratório Cidadão (atividade fechada)
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIO NUNES DA SILVA FILHO
lucio@lntextos.com.br