Os 30 anos de saudade de Tom Jobim (1927-1994) inspiram o Festival Armacell EcoMusica, projeto itinerante idealizado e com curadoria do pianista e compositor Fabio Caramuru, que ocorre entre os dias 5 e 9 de junho com três apresentações gratuitas em Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis (5 de junho, no Teatro Ademir Rosa) e São José (7 e 9 de junho, no Teatro Hermelinda Izabel Merize).
No dia 8 de junho, como parte da programação do Festival, Fabio Caramuru realiza ainda uma masterclass de piano no Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Os concertos vão reunir convidados como os pianistas Marco Bernardo e Luiz Gustavo Zago, o contrabaixista Tiê Pereira, a flautista Ana Luiza Remor, o violoncelista Raphael Buratto, o baterista Richard Montano e das cantoras Claudia Bossle e Jéssica Pereira.
Os programas dos eventos transitam entre clássicos da trajetória de Tom Jobim e seus parceiros, como Vinícius de Moraes e Radamés Gnatalli, além de obras autorais de Fabio Caramuru que unem música e sons da fauna brasileira – da qual Tom Jobim era um entusiasta – ressaltando sua riqueza e a necessidade cada vez mais urgente da preservação ambiental.
“Tom Jobim era um grande defensor da natureza, talvez um dos primeiros músicos do Brasil a serem atuantes na defesa do meio ambiente. Eu particularmente me identifico com a obra do Tom e entendi que seria interessante um diálogo entre o repertório dele e a EcoMusica”, comenta Fabio Caramuru.
Após a passagem por Santa Catarina, o Festival – que estreou em Manaus (AM), em dezembro de 2022 – segue para a capital paulista, onde tem um apresentação marcada para o dia 6 de agosto, no MASP Auditório. Na ocasião, a atriz Aline Alves fará uma participação especial.
O Festival conta com o patrocínio da Armacell.
Do Popular ao Erudito – “Brasil em Dois Pianos” é o espetáculo que será apresentado na abertura do festival, em Florianópolis (SC), no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. No Teatro Ademir Rosa (CIC), os pianistas Fabio Caramuru e Marco Bernardo, que também assina alguns dos arranjos do programa, percorrem o repertório mais popular de Tom Jobim.
Já no dia 7 de junho, na primeira das duas récitas em São José (SC), o Teatro Hermelinda Izabel Merize (Centro Multiuso) recebe o “Especial Tom Jobim”, com um dos principais nomes da cena instrumental do Sul do país, o pianista e maestro catarinense Luiz Gustavo Zago. Ao seu lado estarão Tiê Pereira (contrabaixo), Ana Luiza Remor (flauta), Raphael Buratto (violoncelo), Richard Montano (bateria) e a cantora Claudia Bosse, revisitando clássicos como Garota de Ipanema e Wave.
Por fim no dia 9 de junho, no mesmo palco, Fabio Caramuru traz o espetáculo multimídia “Vozes da Natureza”, com participações de Tiê Pereira (contrabaixo) e da cantora Jéssica Pereira, além de projeções em videoarte de Ciça Lucchesi. O programa reúne obras de sua autoria, que combinam a beleza e diversidade de sons da floresta brasileira, além de canções do homenageado.
30 Anos de Saudade – A homenagem a Tom Jobim na edição 2024 do Festival Armacell EcoMusica lembra os 30 anos da morte do compositor carioca, um dos mais importantes artistas da música brasileira, aclamado por crítica e público em termos de qualidade e sofisticação musical. Maestro, pianista, cantor, violonista e compositor, era apaixonado pela Mata Atlântica e imortalizou o amor pela natureza e pela cidade do Rio de Janeiro em canções que ganharam o mundo.
“Jobim foi um compositor que sintetizou todo o imaginário popular brasileiro de uma forma palatável, porque chegou ao grande ao público, ou seja, não ficou restrito à música erudita que é apreciada por um público mais segmentado. O Maestro Soberano chegou a todo o mundo”, diz Fabio Caramuru. Além de ter sido um dos principais nomes da bossa nova, Jobim também trabalhou com vários estilos e gêneros brasileiros: choro, samba, samba-canção e modinhas, entre outros.
O Festival Armacell EcoMusica é um projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Armacell, apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São José e Prefeitura Municipal de São José (SC).
A realização é da Echo Promoções Artísticas e a produção, da Marte Cultural.
Fábio Caramuru – O pianista e compositor Fabio Caramuru destaca-se pela diversidade de suas atuações como artista, idealizador e diretor de múltiplos projetos musicais e culturais. Último aluno brasileiro de Magda Tagliaferro e mestre pela ECA-USP. Ganhou diversos prêmios no Brasil, incluindo o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Também acumula apresentações em países como Estados Unidos, Bélgica, Suíça e Cuba, entre outros.
Nos últimos anos vem consolidando sua carreira artística dedicando-se principalmente à obra de Tom Jobim e também ao projeto autoral EcoMusica, que desenvolve desde 2013. Com este último, já esteve em diversos palcos de São Paulo, entre eles a Sala São Paulo, o Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer e o Memorial da América Latina, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e também no Canadá e no Japão.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIO NUNES DA SILVA FILHO
lucio@lntextos.com.br