A Peirópolis terá uma participação importante na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que em 2023 chega à sua 21ª edição. A editora estará representada por duas autoras, Miriam Esposito e Lubi Prates, que participarão de mesas ao lado de outros autores de renome.
No dia 26 de novembro, domingo, a partir das 10h, Miriam Esposito, participa da Mesa 19 – só então pude falar (Zé Kleber), ao lado de Itamar Vieira Junior e Glicéria Tupinambá. Com mediação da jornalista Adriana Ferreira Silva, a mesa discutirá educação, ancestralidade, cultura popular, oralidade e saberes, como o ponto de partida para produções que transformam vidas. Com diferentes abordagens e perspectivas, celebram comunidades marginalizadas.
A participação da autora na Flip 2023 marca também o lançamento do livro Seu Joaci e o tempo, escrito em parceria com estudantes da EM Apolônio dos Santos Pádua, na Praia do Baré, em Paraty, RJ. O livro inaugura uma linha editorial dedicada às interações entre práticas de sala de aula e os territórios, com olhar para os saberes dos mestres tradicionais brasileiros, que apresentará às crianças e jovens uma parte importante de nosso patrimônio imaterial, valorizando a memória e as diversas fontes de conhecimento e saberes sobre o mundo.
Miriam Esposito é professora há mais de cinquenta anos e trabalhou em escolas nas cidades do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Paraty, onde mora desde 1985. Exerceu diferentes funções educativas e atuou em causas educacionais, territoriais e socioambientais. Atualmente, é docente efetiva da rede municipal de educação de Paraty.
Vale ressaltar que o lançamento de Seu Joaci e o tempo terá ainda outras atividades durante a Flip 2023. A autora Miriam Esposito participará da Flipinha, a Flip das crianças, em uma roda de conversa com o tema Pedagogias populares, no dia 23/11.
Já nos dias 25 e 26 de novembro, o barco do Seu Joaci estará ancorado às margens do centro histórico de Paraty, para o público interessado em interagir com o personagem central do livro e em conhecer um pouco de seus saberes e ofício. Também em 25/11 serão entregues exemplares para os moradores da comunidade e, por fim, no mesmo dia haverá um evento especial de lançamento na Livraria das Marés, às 12h30.
Mesa 12 – Antes, no dia 24 de novembro, sexta-feira, às 19h, a autora de Até aqui, Lubi Prates, será uma das convidadas da Mesa 12 – as suas nervuras. Laura Wittner e Eliane Marques completam a mesa que, sob mediação de Patrícia Lino, discutirá as inquietações que marcam a escrita dessas autoras e articulam a linguagem poética para refletir sobre o senso comum, o passado, o encontro da palavra com a própria existência. Os cotidianos reelaborados na poesia, na ficção e no ofício da tradução estão nesta fusão de talentos.
A poeta paulista Lubi Prates é dona de uma das vozes líricas mais potentes da cena literária nacional. É autora de diversas publicações em plaquetes, antologias e revistas nacionais e internacionais. Seu mais recente trabalho, intitulado “Até Aqui”, é o quarto livro da Biblioteca Madrinha Lua, coleção da Editora Peirópolis que reúne poetas que nos aparecem pelas frestas do mercado editorial, pelas fendas do debate literário amplo, pelas escotilhas oxidadas enquanto mergulhamos na literatura contemporânea.
SERVIÇO
PEIRÓPOLIS NA FLIP – FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY
Dia 24 de novembro, sexta-feira, às às 19h
Mesa 12 – as suas nervuras
Autores: Lubi Prates, Laura Wittner e Eliane Marques
Mediação: Patrícia Lino
Ingressos: https://flip.fcticket.com.br/information?event=10509
Dia 26 de novembro, domingo, às 10h
Mesa 19 – só então pude falar (zé kleber)
Autores: Miriam Esposito, Itamar Vieira Junior e Glicéria Tupinambá
Mediação: Adriana Ferreira Silva
Ingressos: https://flip.fcticket.com.br/information?event=10516
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U