Criada por dois designers, a Editora Brauer estreia no mercado editorial do Brasil lançando seus dois primeiros títulos. As obras inauguram um portfólio de pelo menos 10 títulos previstos para 2024. A casa de livros é uma criação dos designers Victor Zanini e João Paulo Villa Mello que perceberam uma demanda por publicações em português especializadas na área. A Editora Brauer nasce ainda com o propósito de projetar talentos do Design no mercado nacional e internacional. Segundo os sócios, o objetivo é ampliar o mercado e publicar os livros também na Europa e América Latina, com traduções em inglês e espanhol.
De acordo com Zanini, a ideia de fundar a Brauer surgiu da própria experiência em publicações de livros e também em sala de aula. “Como professor, percebo a carência por conteúdos em livros disponíveis em português sobre Design, principalmente para a área de User Experience (UX). Quando escrevi meu primeiro livro, recebi diversos feedbacks positivos e pedidos de ajuda com publicações, e isto é natural, especialmente porque o Brasil possui uma grande potência criativa. Há muitos profissionais, com ampla experiência, interessados em compartilhar conhecimento e que poderiam contar suas histórias e experiências. O Design brasileiro é referência e queremos mais livros acessíveis no mercado”, conta Zanini.
A Editora Brauer tem toda a estrutura necessária da edição até a publicação e distribuição dos livros sem custos para as pessoas autoras que receberão royalties pelas vendas. Também tem a missão de orientá-las na produção dos textos. No site da editora é possível ver nomes conhecidos no Design Brasileiro como: Huxley Dias, Carol Zatorre, Alê Periard, Érico Fileno, Tereza Alux, Daniel Furtado, Marcelo Sales, entre outras pessoas que já têm títulos previstos para serem lançados em 2024. Entre os temas estão Dados & Design, UX Writing, Acessibilidade, Carreira, Antropologia, Design & Negócios, UX Research, Customer Experience, Design de Produtos & de Serviços.
Lançamentos em 2024
A Editora Brauer estreia com a reedição de “Designer & Líder”, publicada anteriormente como “Fundamentos da Liderança em Design”, de autoria do próprio Victor Zanini. O título é voltado a profissionais que buscam cargos de liderança em Design. Esta é a segunda publicação sobre o tema escrita pelo autor. Zanini é formado em Psicologia com Pós-graduação em Design e Gestão de Negócios & Gestão Estratégica de Negócios, professor de Design na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com carreira especializada em gestão de pessoas e organizações de Design.
Além de “Designer & Líder”, o segundo título de estreia da Brauer é “Princípios de UX”, de Daniel Furtado. O público-alvo são profissionais que querem desenvolver e melhorar produtos e serviços. Com 25 anos de experiência, Furtado é formado em Design de Produto com pós-graduação em UX Design. O autor é professor no Instituto Europeu de Design e USP-ESALQ. É ainda criador do canal UXNOW, pioneiro na divulgação do UX no Brasil.
Saiba mais