É comum pensarmos que design e publicidade são a mesma coisa e compartilham a mesma função, mas engana-se quem pensa desta forma. Apesar de colaborarem juntas quando o assunto é posicionamento e comunicação das marcas no mercado, as duas áreas são distintas e assumem papéis complementares nesta relação.
Entre os fatores responsáveis por essa confusão estão a falta de conhecimento acerca da função exata de um designer e a forte presença desses profissionais nas milhares de agências de publicidade espalhadas pelo país.
Segundo Vanessa Queiroz, sócia-fundadora do Estúdio Colletivo, escritório de design multidisciplinar, o primeiro ponto, e talvez o mais importante, para diferenciar as duas áreas é entender que “design consiste em um projeto desenvolvido para resolver a dor do cliente, marca, serviço ou projeto”. Assim, o trabalho de uma equipe de designers visa realizar diferentes tipos de pesquisas aprofundadas para entender o universo de uma marca.
“A parte gráfica do design é apenas a ponta do iceberg. É o fim de vários processos de estudos realizados para conhecer a marca, como é o mercado em que ela está inserida, como ela se diferencia da concorrência, qual o tom de voz utilizado, dentre outros aspectos necessários para o desenvolvimento do trabalho solicitado”, explica Vanessa.
Depois que todos esses processos de análise são concluídos, os designers criam o projeto e sua mensagem, seja a identidade visual de um negócio, o reposicionamento dessa empresa no mercado ou o site desta organização, dentre outras possibilidades estratégicas. Somente depois destas etapas é que a agência de publicidade entra no circuito com a função de comunicar e promover o projeto, por meio de campanhas, ações e pontos de vendas, por exemplo. “Então, o profissional de design de uma agência tem um olhar muito mais voltado à campanha do produto do que o desenvolvimento de aspectos desse produto”, comenta Vanessa.
“Por exemplo, quando uma marca investe no seu reposicionamento, por meio da reformulação da embalagem do produto, a parte de pesquisa é essencial para fazer com que a linguagem da marca transpareça no design gráfico. O cliente lê a embalagem e entende das características do produto e o que ele oferece. Essa arquitetura da informação é pensada por uma equipe de designers que olha para o projeto como um todo, do começo ao fim, e entende como aquele produto vai chegar até o cliente final, seja ele B2B ou B2C”, defende Vanessa.
Sobre o Colletivo
Há 20 anos no mercado, o Colletivo está entre os principais estúdios de design e comunicação do país, sendo referência na integração entre pesquisa, estratégia, tecnologia e design junto a marcas brasileiras, globais e startups, em projetos multifacetados. Evidenciando a brasilidade, a irreverência e a experimentação em seus trabalhos nacionais e internacionais, a empresa conta com grandes nomes no portfólio, como Gold&Ko, Colorado, Matilha, Bohemia e Torra, além de Nike, Pepsi, Netflix e Spotify.
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