A Diebold Nixdorf, líder mundial em impulsionar e conectar o comércio para as indústrias financeira e varejo, anuncia os resultados positivos de 2023. A companhia registrou receita total de US$ 3,7 bilhões durante o ano, com crescimento de 8% em relação a 2022. O lucro bruto chegou a US$ 873 milhões, com um aumento de 13,2% em relação ao ano anterior.
O desempenho durante 2023 mostra um forte crescimento ano a ano. A execução operacional da companhia, em especial, foi importante para que atingisse suas metas e registrasse EBITDA ajustado de US$ 401 milhões. Além disso, recentemente a empresa pagou US$ 200 milhões de seu empréstimo a prazo de custo mais alto, garantindo uma nova linha de crédito rotativo. Isso proporcionará a flexibilidade necessária para gerenciar a sazonalidade dos negócios a um custo menor. Para 2024, um dos objetivos da companhia é chegar a um EBITDA ajustado entre US$ 410 milhões e US$ 435 milhões.
“Os resultados sólidos da Diebold Nixdorf globalmente são muito importantes para os planos de expansão que também temos localmente”, afirma Elias Rogério da Silva, Presidente da Diebold Nixdorf no Brasil. Segundo ele, o país teve uma importante participação nos resultados globais anunciados. “Grandes negócios foram feitos no Brasil durante o ano. Por exemplo, renovamos um importante contrato de serviços, avaliado em cerca de US$ 65 milhões por quatro anos, abrangendo 15.000 caixas eletrônicos e quase 4.000 agências. Também fechamos um acordo de aproximadamente US$ 18 milhões com uma cooperativa de crédito com mais de 2.400 agências, para caixas recicladores e outras tecnologias”.
A empresa segue atuando na atualização da base instalada de caixas eletrônicos à medida que os clientes substituem cada vez mais os ATMS antigos pelos novos terminais recicladores DN Series. A Diebold Nixdorf entregou globalmente cerca de 60.650 unidades de ATMs em 2023, o que representa aumento de 23,5% em relação ao ano anterior. A receita de produtos e serviços bancários atingiu US$ 2,668 bilhões (+ 10,2% na comparação com 2022).
No varejo, soluções de self-checkout continuaram a gerar uma demanda sólida, impulsionada por desafios de contratação de mão de obra pelo setor e a busca por jornadas aprimoradas para os clientes. A Diebold Nixdorf forneceu cerca de 36.254 unidades de self-checkouts no ano, representando um crescimento de 61,9% em relação a 2022. A receita de soluções e serviços de varejo, incluindo também equipamentos ePOS, atingiu US$1,091 bilhão, com crescimento de 5,2% na comparação com 2022.
Os resultados são reflexo de importantes projetos fechados com clientes, como a assinatura de um memorando de entendimento com a bp para atuar como parceiro global preferencial para serviços operacionais e tecnologia de varejo. Outro importante destaque foi um acordo avaliado em cerca de US$ 86 milhões com um banco global com sede na Europa para mais de 4.000 caixas eletrônicos DN Series e serviços relacionados para fornecer suporte a uma atualização tecnológica em sete países. Ainda, a companhia renovou um contrato de cinco anos, no valor de aproximadamente US$ 30 milhões, com uma grande rede de supermercados localizada na Suíça. Também fechou contrato de serviços de cinco anos, no valor de US$ 24 milhões, com uma grande rede de supermercados localizada na Grã-Bretanha, e outro de três anos, no valor de US$ 9 milhões, que abrange as 1.500 lojas de um grande varejista na Espanha.
Resultados e expectativas no Brasil
No Brasil, a empresa buscará intensificar parcerias estratégicas e ampliar a presença nacional. “Registramos crescimento no país com expansão de ofertas para bancos, cooperativas de crédito e varejistas. Para 2024, seguiremos comprometidos com o desenvolvimento de nossas soluções e serviços, e com a ampliação do nosso time de colaboradores e de nossas iniciativas de sustentabilidade”, indica Elias Rogério.
O ano foi repleto de lançamentos no Brasil, que ajudaram a alavancar os resultados locais. Para o segmento financeiro, a Diebold Nixdorf lançou o Tesoureiro Reciclador de Cédulas (TCR) DN600V, um dispositivo que oferece segurança e eficiência ao automatizar processos relacionados a numerário em instituições financeiras. A solução possibilita depósitos e saques por caixas humanos de forma ágil, fazendo a contagem automática de dinheiro e detecção de cédulas falsas. A inovação fornece mais segurança ao reduzir a necessidade de abertura do cofre principal da agência ao longo do dia graças à sua capacidade de autoalimentação para reutilizar notas depositadas.
Para o varejo, o destaque foi o lançamento de uma linha de soluções de frente de caixa e de self-checkout que permite automação inteligente dos processos de vendas e de atendimento dos clientes. Com funcionalidades desenvolvidas pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento local, os equipamentos possuem telas sensíveis ao toque de alta precisão, hardware dedicado para garantir alto desempenho durante as transações, sistema de fácil integração com periféricos, além de uma ampla variedade de aplicações para agilizar as vendas, gerenciar atividades, fazer cobrança, controlar estoques e acionar o suporte técnico.
O ano de 2023 também foi de consolidação do DN Series 400 no mercado local. A solução de autoatendimento traz como diferencial uma abordagem modular, aberta e always-on para atender as novas demandas bancárias no mundo digital. O DN Series 400 traz máquinas recicladoras com recursos como biometria, reconhecimento facial, depósitos inteligentes sem envelope e saques. Faz a leitura de códigos de barras, QR Code (1D e 2D) e cartão Smartcard, além de trabalhar sem contato (contactless). Outro diferencial importante é o recurso antifraude, desenvolvido para tornar o equipamento resistente a ameaças físicas, lógicas e cibernéticas.
“2024 promete ser de resultados muito positivos para a operação brasileira, especialmente impulsionada pelo mercado de cooperativas de crédito, que vem substituindo seu parque de caixas eletrônicos por novos equipamentos recicladores DN Series 400”, afirma o executivo. Segundo ele, o Brasil também passa por uma jornada de digitalização no varejo, que é bastante relevante para a empresa. “O país é muito estratégico para os negócios da Diebold Nixdorf, pois ainda há grandes oportunidades de inovação aqui. Seguiremos oferecendo nossas soluções únicas e um suporte especializado capaz de atender às demandas mais variadas das indústrias financeira e varejo”.