O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 2,3 milhões de novos casos foram diagnosticados em 2020 em todo o mundo. No Brasil, foram estimados mais de 73 mil novos casos de câncer de mama em 2023. Os dados reforçam a importância do mês dedicado para abordar o tema e a necessidade do cuidado com a saúde das mulheres.
De acordo com Eliseu Aleixo, docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Senac – unidade Tiradentes, é cada vez mais importante falar sobre o câncer de mama. “Compartilhar informações a respeito do câncer promove a conscientização sobre a doença e proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico, contribuindo para a redução da mortalidade”, reforça Aleixo.
A principal característica da enfermidade é a presença de nódulo na região do seio, mas ainda existem outros sintomas, como retrações de pele e do mamilo, que deixam a mama com aspecto de “casca de laranja”; saída de secreção pelo mamilo, vermelhidão da pele da mama, além de pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço. “Por isso é importante buscar auxílio médico para a avaliação correta”, afirma o docente.
Como forma de prevenção ao câncer de mama, há a necessidade de ter hábitos saudáveis, que façam parte da rotina de cada mulher. De acordo com Aleixo, docente do Senac Tiradentes, os cuidados com a saúde ajudam na prevenção de outras doenças. “Ter uma alimentação equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar, são algumas dicas que contribuem para uma vida mais saudável.
Confira dicas de hábitos saudáveis e veja como incluir na sua rotina:
Autoexame das Mamas: Faça o autoexame das mamas regularmente para detectar quaisquer alterações. Conhecer o seu corpo ajuda na detecção precoce. Vale ressaltar que o autoexame não substitui os exames de diagnósticos, como por exemplo a mamografia, e não devem ser postergados.
Mamografia: A mamografia é um exame fundamental para a detecção do câncer de mama. Fazer consultas de forma regular vai ajudar no diagnóstico precoce da doença.
Alimentação Saudável: Alimente-se de forma equilibrada. Inclua no seu cardápio frutas, legumes, verduras, grãos integrais e alimentos com baixo teor de gordura. Fique atenta ao consumo de alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas.
Atividade Física: Faça exercícios físicos regularmente. A atividade física ajuda a manter um peso saudável e reduz o risco de câncer de mama. Você pode optar por caminhadas, andar de bicicleta ou praticar o esporte da sua preferência. O mais importante é manter o corpo em movimento.
Evite o consumo de álcool: Reduza o consumo de álcool ou evite-o completamente. O álcool está associado a um maior risco de câncer de mama.
Não Fume: O tabagismo não só aumenta o risco de câncer de mama, mas também de outros tipos de cânceres e doenças graves de outras ordens.
Controle do estresse: Gerencie a sua saúde mental. O estresse crônico pode afetar negativamente o sistema imunológico e a saúde em geral.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U