Em 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro. Além de celebrar, incentivar a leitura e homenagear grandes autores, a data foi escolhida pela Unesco como um tributo a William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, que morreram nesse mesmo dia, em 1616.
É por meio dos livros que os escritores e autores passam seu conhecimento à diante, contribuindo para o crescimento intelectual e cultural. Segundo o Painel de Varejo de Livros, em 2023 o setor registrou um faturamento de R$1,73 bilhão, chegando a 23,74 milhões de exemplares comercializados. É inegável que a leitura é de extrema importância na formação e crescimento de qualquer pessoa, mais ainda para um bom empreendedor. Por isso, executivos de grandes empresas do Brasil abrem suas bibliotecas e indicam livros que mudaram sua carreira e os auxiliaram a conquistar novos objetivos. Confira:
Kiko Augusto – co-founder e COO do Rei do Pitaco
O Teste da Mãe: Como conversar com clientes e descobrir se sua ideia é boa, mesmo com todos mentindo para você, do autor Rob Fitzpatrick.
O livro oferece orientações sobre como validar ideias de negócio de forma realista e eficiente, destacando a importância de ouvir atentamente os clientes para determinar se seu plano tem potencial de mercado antes de investir tempo e recursos no desenvolvimento de um produto ou serviço. “O conceito é baseado na premissa de que, se você não consegue explicar seu pensamento de forma clara, da maneira correta, então sua ideia pode não ser tão boa quanto você pensa, especialmente, quando não querem te desapontar ou criticar diretamente, como geralmente acontece com as mães”, diz Kiko. “Por isso, a obra descreve métodos práticos para realizar entrevistas a partir de perguntas que gerem insights proveitosos e como interpretar os feedbacks obtidos para melhorar sua ideia inicial.”
Erik Santana – CEO da Vinklo
Outlive: A Arte e a Ciência de Viver Mais e Melhor, de Peter Attia com Bill Gifford
A vida do empreendedor costuma ser bastante atarefada e ocupada. Por isso, é muito importante cuidar da saúde e da mente para manter o equilíbrio do dia a dia”, comenta o CEO. No livro indicado, Peter Attia aborda como a medicina tradicional encara as doenças relacionadas ao envelhecimento que, na maioria das vezes, têm tratamentos tardios. Attia acredita que é preciso substituir esse modelo ultrapassado por uma estratégia personalizada e proativa, na qual as medidas são tomadas no presente, bem antes dos primeiros sintomas. “O autor fala sobre longevidade, a busca pela saúde física, cognitiva e emocional. Ele não dita regras ou aponta falhas, mas ajuda os leitores a mudar seu modo de pensar sobre saúde a longo prazo.”
Julian Colombo – CEO da N5
Comentários à Guerra da Gálica, por Júlio César
“Para mim, este é mais do que um relato histórico; é um manual sobre liderança.”, comenta o CEO. O livro detalha como Júlio César gerenciou suprimentos, logística e pessoal em condições adversas e sob constante pressão dos inimigos. Essa capacidade de garantir que suas legiões estivessem bem provisionadas, em posição estratégica e prontas para o combate, é diretamente aplicável ao mundo dos negócios. “Percebi também que os grandes generais não falavam de estratégia, mas sim de logística. Essa lógica de resolver primeiro o estrutural e depois sofisticar foi a principal filosofia que me moveu não só a fundar a N5, mas também a construir um produto que simplifica a complexidade dos sistemas legados das instituições financeiras. Por isso, a todos que querem entender profundamente como a logística é fundamental para o sucesso em qualquer campo, especialmente em empreendimentos que exigem uma gestão rigorosa e inovadora, recomendo este livro”, comenta o CEO.
Renan Basso – Co-fundador da MB Labs
De Zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, de Piter Thiel com Blake Masters
Escrito pelo co-fundador do PayPal, Peter Thiel acredita que progresso vem do monopólio, não da competição. Para ele, se você está copiando outras pessoas, não está aprendendo com elas. Se faz o que nunca foi feito e é capaz de fazer melhor que qualquer outra pessoa, você tem um monopólio. O negócio só é bem-sucedido quando é considerado um monopólio. Quanto mais você compete, mais se torna parecido com os demais, diz o autor. Segundo o livro, o paradoxo de ensinar a empreender é que não existe fórmula para isso, cada inovação é única e ninguém consegue prescrever em regras como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1.
Renato Delmanto – Head de Comunicação e marketing do Grupo Petrópolis
Shackleton – Uma Lição de Coragem, de Margot Morrell e Stephanie Capparell.
Um livro que reconta a famosa expedição à Antártida comandada por Ernst Shackleton, no começo do século passado. A expedição britânica virou lenda após o navio Endurance ter ficado preso na geleira e afundado no gelo por dois anos, pelo fato de Shackleton ter resgatado com vida todos os seus tripulantes e também por toda a aventura ter sido ricamente registrada em fotos. O diferente da abordagem do livro são as lições de liderança que são retiradas das muitas situações de crise enfrentadas por Shackleton nos dois anos no meio do gelo, sem deixar cair a moral do time. Por exemplo, trabalhava a unidade entre as pessoas, mesmo as que faziam o trabalho mais braçal e aqueles mais qualificados (afinal, era uma expedição científica), juntando todos em atividades como “cortar” o gelo do mar congelado quando o navio ficou preso e, depois que percebeu que o navio não conseguiria sair, buscou incentivar a prática de esportes (jogavam futebol numa banquisa de gelo), quebrou a hierarquia, colocando todos para fazerem tarefas simples, como cientistas limpando o chão junto com faxineiros, e incentivava o grupo a trabalhar e se divertir em conjunto para manter a camaradagem. O livro conta a história desse “fracasso bem-sucedido” do Endurance como uma grande lição de liderança para qualquer pessoa que queira empreender ou se tornar um bom líder.
Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil
O jogo infinito, de Simon Sinek
Do mesmo autor de “Comece pelo Porquê”, o livro oferece os mecanismos necessários para compreender o Jogo Infinito, entendido como aquele que os participantes estão sempre alterando as regras, como é o caso dos negócios, da política e até mesmo da própria vida. Nesta obra, Sinek mostra a importância de abraçar a mentalidade infinita para ter uma empresa mais forte, inovadora e inspiradora. “O livro corrobora para uma nova visão de como viver a vida e encontrar um belo propósito para os negócios”, explica Loyola.
Diogo Olher – CGO e Co-Founder da Social Digital Commerce
A regra é não ter regras: A netflix e a cultura da reinvenção, dos autores Reed Hastings e Erin Meye
A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos nunca antes compartilhados, Reed Hastings, cofundador, presidente e CEO da empresa, se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para falar pela primeira vez sobre a cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação. Considerada uma obra fascinante, o livro aborda como a Netflix se transformou em uma superpotência de streaming e um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo. “A Netflix desafiou tradições e expectativas, causando, assim, uma verdadeira revolução com sua filosofia corporativa nada convencional. Nesta obra, Hastings explica como seus princípios controversos fizeram do streaming um exemplo de inovação e sucesso global”, destaca Olher.
Pedro Conrade – CEO da Neon
O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas, de Ben Horowitz
Na obra, o autor conta um pouco da sua experiência em empreendedorismo, revelando suas próprias jornadas de fundação, direção, venda, aquisição, gestão e investimento em empresas de tecnologia. “Como o próprio nome do livro já diz, o autor traz dicas valiosas sobre como gerir um negócio de sucesso, mas sem romantizar essa jornada. Baseado em suas experiências reais e nada fáceis é possível identificar-se com as situações descritas por Ben Horowitz e aplicar as recomendações no dia a dia. Sendo assim, é um ótimo livro tanto para quem já está no mundo do empreendedorismo quanto para quem pretende entrar”, recomenda Pedro.
Pedro Mac Dowell – CEO da QI Tech
A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike
A partir de uma ideia simples e sua paixão pelo esporte, o autor compartilha sua história sobre como criou a Nike, uma das marcas mais icônicas e inovadoras do mundo. Knight mostra a necessidade de se ter uma visão clara de seus objetivos e vontade de crescer, mesmo que isso signifique ir contra caminhos convencionais e enfrentar a descrença e a resistência de outras pessoas. Me identifiquei com os desafios e com os riscos que ele enfrentou, e aprendi muito com suas lições e conselhos que reforçam a ideia de que o empreendedor precisa ser perseverante e contar com uma resiliência ímpar na busca disciplinada pelo seu sonho. O livro é uma fonte de motivação e de aprendizado para quem quer empreender e inovar.
Wagner Bernardo – Co-founder e VP de Cliente da Piwi Reinventando as Organizações: Um Guia para criar organizações inspiradas no próximo estágio da Consciência Humana de Frederic Laloux
Na obra, o autor fala como a evolução da consciência humana historicamente se reflete na forma como estruturamos e gerenciamos organizações. Ele sugere que cada vez que a humanidade avança para um novo estágio de consciência, surgem novas formas revolucionárias de organizar e gerir, promovendo avanços significativos na colaboração. “O livro fortalece conceitos e principalmente as práticas para uma organização mais humanizada. É sobre conhecer em profundidade sentimentos, emoções humanas a favor tanto de uma entrega de proposta de valor para cliente quanto de transformações e desenvolvimento para o próprio time. A obra transmite um olhar para dentro e para fora da companhia”, afirma Wagner.
Marco Américo, CEO da CertiSign
Avalie o Que Importa: Como Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs, de John Doerr.
Avalie o Que Importa compartilha uma ampla gama de estudos de caso, com narradores incluindo Bono e Bill Gates, para demonstrar o foco, a agilidade e o crescimento que os OKRs têm estimulado nas grandes organizações. Este livro ajudará uma nova geração de líderes a capturar a mesma energia. “O livro aborda o método de gestão de metas (OKRs). Portanto, considero uma leitura indispensável para quem deseja construir um negócio ou desenvolver um projeto sustentável”, analisa Marco.
Felipe Baeta – CEO da Piwi
Execution: The discipline of getting things done, Larry Bossidy and Ram Charan.
No livro, os autores discutem estratégias de liderança para contratar pessoas que inspirem os outros, tomem decisões rápidas, realizem tarefas por meio do acompanhamento. Os líderes que compreendem a realidade dos mercados, clientes e recursos devem dominar o processo estratégico e utilizar o processo operacional para desenvolver novos programas e conectar o desempenho aos incentivos. Estes três processos principais são fundamentais para alcançar uma vantagem competitiva. “Esse livro me chamou a atenção por me lembrar de como o mundo das startups viveu um momento de abundância, uma alta liquidez de capital e isso favoreceu o desdobramento e a busca por inovação. Durante a leitura, me peguei refletindo sobre as mudanças do cenário econômico global, da escassez de capital e como isso mudou um pouco o mindset das companhias, que agora estão focando muito mais em resultados”, afirma Felipe.
Andre Carneiro, CEO da BBChain
Blockchain for Business, por Jai Arun, Jerry Cuomo e Nitin Gaur.
O autor apresenta um roteiro surpreendentemente conciso, porém abrangente, para líderes empresariais. Este livro é um excelente recurso para quem deseja aproveitar o blockchain para transformar seus negócios. “Representa um visão mais pragmática de redes e consórcios em blockchain com um visão de negócio, ideal para quem busca entender a importância da tecnologia para as empresas”, revela Andre.
Mel Gelderman, CEO da token.com
The Future Is Faster Than You Think: How Converging Technologies Are Transforming Business, Industries, and Our Lives de Peter H Diamandis e Steven Kotler.
O livro aborda um modelo de como o nosso mundo mudará em resposta aos próximos dez anos de rápida disrupção tecnológica. Durante a próxima década, passaremos por mais convulsões e criaremos mais riqueza do que nos últimos cem anos. O que acontece quando a IA, a robótica, a realidade virtual, a biologia digital e os sensores colidem com a impressão 3D, a blockchain e as redes globais de gigabits? “Este livro mostra como a tecnologia, como a IA e até mesmo a blockchain estão mudando rapidamente o mundo com vivemos. Esse livro oferece uma visão presciente do nosso futuro iminente”, revela Mel.
Mikio Kawai Jr, CEO da Safira Energia
Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim Nicholas Taleb
Em Antifrágil, o autor confere um novo conceito à incerteza, tornando-a desejável e, até mesmo, necessária. Assim como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade. Logo, o antifrágil está além do resiliente e do robusto. Estes resistem a choques e permanecem os mesmos, se tornando cada vez melhor. Além disso, ele é imune a erros de previsão e está protegido de eventos adversos. Extremamente ambicioso e multidisciplinar, Antifrágil é sobre como se comportar ― e prosperar ― em um mundo cheio de imprevistos. De acordo com Mikio, o livro é moderno e o autor contemporâneo. “A obra aborda como viver em tempos turbulentos. Isto é, como se revigorar neste sistema antifrágil e, sobretudo, a partir da turbulência e da volatilidade”, complementa o CEO.