São Paulo, março de 2024 – O uso do afeto como ferramenta para ensino, aprendizagem e conexão, este é o lema da profissional Janine Rodrigues, que criou a Piraporiando Empresa e fundou a Piraporiando Instituto, com métodos antirracistas considerados inovadores.
A linguagem do afeto, marca registrada em seu trabalho, deu origem às trilhas de aprendizagem já utilizadas por mais de 50 empresas, diversas escolas e abrangeram mais de 60 mil estudantes e 86 mil professores. Autora de oito livros infantojuvenis com 48 mil cópias vendidas, distribuídos por 12 países.
Tudo começou quando em 2015 a gestora ambiental, depois de atuar por 12 anos junto a comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pequenos agricultores e ribeirinhos) sentiu que precisava focar no rompimento de barreiras sociais criadas pelo racismo. Janine acredita que é fundamental debater racismo de forma não fragmentada, mas sim, compreender seu processo histórico, seu papel na manutenção de privilégios e seu atravessamento nas subjetividades das pessoas.
Nos últimos anos, Janine tem se dedicado também à psicanálise e pesquisado temas que atravessam as infâncias e o psiquismo nas relações étinico-raciais.
”Embora tenhamos testemunhado importantes avanços, ainda é preciso mais foco em resultados, em responsabilização e em intencionalidade quando a pauta é equidade. Em um ambiente diverso todos ganham. Empresas são mais lucrativas e consistentes, escolas são mais inclusivas e têm um ambiente mais saudável quando a diversidade está naturalizada e não exotizada” ressalta Janine.
Sobre a Janine Rodrigues
Viveu parte da infância na cidade Cardoso Moreira, no interior do Rio de Janeiro. Foi nesta fase da vida que encontrou na escrita, ainda na infância, uma forma de se expressar, atuou como engenheira ambiental em contato com comunidades quilombolas, ribeirinhas e povos originários. Com a colaboração de sua mãe resgatou os escritos da infância e publicou 7 livros que já estão disponíveis em 12 países.
Reconhecida internacionalmente com destaque para os prêmios Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes, na Áustria, Prêmio Latino Americano de Excelência pela Academia de Letras de Rosário, na Argentina e Prêmio Heloneida Stuart 2018, a autora também é psicanalista e foi eleita uma das 13 pessoas mais importantes para a educação pela Forbes.
Piraporiando Empresa
Edtech com 7 anos no mercado que atua educando com afeto para a diversidade, criando experiências e conteúdos antirracistas e de promoção da equidade de gênero. Considerada uma das 10 Edtechs mais importantes da América Latina pela Liga Edtechs. Tem como CEO Janine Rodrigues, reconhecida como uma das 13 pessoas que estão mudando a educação pela Forbes.
Sobre Instituto Piraporiando
Fundado em 2023 e tem como objetivo impulsionar ações antirracistas capacitando líderes e instituições públicas. Cria e promove projetos sociais com importante atuação em advogacy, dados e educação.