Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»Dia das Mães: uma data lucrativa para o varejo e um campo fértil para cibercrimes
TECNOLOGIA

Dia das Mães: uma data lucrativa para o varejo e um campo fértil para cibercrimes

06/05/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, movimentando milhões em vendas todos os anos. De acordo com um estudo da Rakuten Advertising, em 2023 o Dia das Mães teve um aumento do ticket médio de 25% nas vendas online em relação ao ano anterior, e a tendência é que em 2024 não seja diferente. Segundo uma recente pesquisa publicada pela Opinion Box, cerca de 77% dos brasileiros pretendem presentear alguém no segundo domingo de maio.

 

No entanto, junto com o aumento das transações comerciais, também vem o risco crescente de atividades fraudulentas. Com o avanço da tecnologia, os criminosos encontraram novas maneiras de explorar pontos fracos nas empresas, especialmente durante períodos de alta demanda como este.

 

Oportunidades e desafios no varejo brasileiro em datas comemorativas

 

O mercado brasileiro tem sido palco de uma rápida inovação tecnológica, trazendo consigo o desafio de estarmos diariamente um passo à frente dos fraudadores. Empresas que buscam se destacar precisam se adaptar rapidamente às novas e mais variadas táticas de fraude, como a criação de páginas falsas na web que se assemelham muito aos sites legítimos de e-commerces conhecidos ou até fraudadores que enviam e-mails em massa, mensagens de texto ou mensagens pelo WhatsApp oferecendo promoções tentadoras, como descontos exclusivos ou produtos gratuitos.

 

Diante disso, a integração de soluções de segurança eficazes sem comprometer a experiência do usuário tornou-se uma prioridade. E, para combater as ameaças crescentes, o uso de inteligência artificial (IA) e machine learning é uma estratégia crucial. Essas tecnologias não apenas identificam padrões complexos de atividade suspeita, mas também se adaptam continuamente para acompanhar a evolução das fraudes. Além disso, a autenticação multifatorial tem se mostrado eficaz na proteção contra acessos não autorizados.

 

Durante períodos de pico de vendas, os fraudadores se aproveitam da distração e da pressa dos consumidores e lojistas para realizar ataques cibernéticos. Por isso, as empresas podem adotar uma série de medidas para proteger seus sistemas e dados durante o Dia das Mães e em qualquer outro momento do ano. Isso inclui:

 

Implementação de Autenticação Multifatorial (MFA), que adiciona uma camada extra de segurança exigindo múltiplas formas de verificação de identidade. Além de solicitar senha, as empresas devem implementar métodos como códigos de verificação enviados por SMS, autenticação por aplicativo móvel ou tokens de segurança;

 

Monitoramento de transações suspeitas em tempo real, que utiliza ferramentas de análise de dados para identificar padrões suspeitos de atividade, como transações incomuns, como compras de alto valor ou múltiplas tentativas de login fracassadas; 

 

Auditoria de segurança regular identificar e corrigir vulnerabilidades nos sistemas e infraestrutura de TI, como testes de penetração, análise de código fonte e avaliações de risco, e

 

Aprimoramento de políticas de privacidade e segurança de dados, revisando e atualizando-as regularmente para garantir conformidade com regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Além das medidas mencionadas acima, é importante que empresas que realizem vendas online estejam constantemente – isto é, além dos períodos de picos de vendas – atentas a estratégias que vão fortalecer sua cibersegurança durante todo o ano, como:

 

A utilização de firewalls e antivírus, que são a primeira linha de defesa contra ataques cibernéticos. Eles ajudam a bloquear ameaças externas e a identificar malware que pode comprometer os sistemas da empresa;

 

Certificar-se de que mantém sistemas operacionais, aplicativos e software de segurança atualizados é fundamental para corrigir vulnerabilidades conhecidas e garantir que os sistemas estejam protegidos contra as últimas ameaças;

 

Oferecer treinamentos regulares sobre segurança da informação à equipe da empresa. Isso ajuda a conscientizar os funcionários sobre os riscos de segurança cibernética e a promover boas práticas de segurança, como evitar phishing, proteger senhas e identificar ameaças potenciais.

 

Fazer backup regular dos dados críticos da empresa é essencial para garantir a recuperação rápida em caso de perda de dados devido a ataques cibernéticos ou falhas de sistema. Ainda, é importante criptografar os dados das cópias para protegê-los contra acesso não autorizado;

 

Por fim, um dos tópicos mais importantes para a segurança de um negócio online: desenvolver e implementar uma política de resposta a incidentes que estabeleça procedimentos claros para lidar com ciberataques, incluindo notificação a autoridades, investigação e mitigação de danos. 

 

O Dia das Mães representa uma das principais oportunidades no calendário do ano para o varejo brasileiro, mas também traz consigo o aumento dos riscos cibernéticos. Investir em tecnologias de segurança avançadas, parcerias estratégicas e educação do consumidor é essencial para proteger os dados e a reputação das empresas. Somente adotando uma abordagem proativa para a segurança cibernética, as empresas podem garantir transações seguras e confiáveis durante esta e todas as outras datas. 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

Lelê Silva teve um relacionamento com empresário Mineiro enquanto namorava com Dias.

04/05/20240

Serasa registra queda na inadimplência no Distrito Federal, em relação a abril

02/08/20240

Parceria estratégica: New Space e Vortex Prevention unem forças para combater fraudes digitais

26/03/20240

Raposo Shopping promove a 15º etapa do Campeonato Brasileiro de Rummikub

04/04/20240

Webinar gratuito revela sobre como se preparar para participar do projeto da moeda digital do Banco Central previsto para 2025

15/11/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.