São Paulo, maio de 2024 — De acordo com o Panorama de Ameaças de 2023 na América Latina, os golpes financeiros tiveram um crescimento de 32% no Brasil no ano passado. Mesmo com todas as cautelas de empresas e pessoas físicas, os ciberataques estão cada vez mais sofisticados.
O head de CyberSecurity da NAVA Technology for Business, Wesney Silva, lembra que o Dia das Mães, uma das principais datas do comércio brasileiro, é um período em que as ameaças tendem a crescer com o aumento de vendas online. E, neste ano, a Inteligência Artificial já está entre as ferramentas que os cibercriminosos podem usar para enganar vendedores e compradores. Por isso, Silva destaca alguns tipos de golpes que podem estar mais em uso na data:
Deep fake: Os cibercriminosos se aproveitam do surgimento de novas tecnologias para burlar a vigilância das potenciais vítimas. Com a IA, já é possível produzir deep fakes, simulando a aparência e a voz de pessoas reais. Com isso, esses golpes podem ser mais difíceis de detectar e prevenir, porque são interações altamente convincentes. A IA permite que golpistas criem ataques personalizados e altamente convincentes.Fique atento a comportamentos suspeitos ou problemas técnicos de iluminação e falta de sincronia de falas.
Emails promocionais falsos: Outro ataque bastante popular é o envio de e-mails promocionais falsos, usando IA para personalizar as mensagens com informações obtidas de vazamentos de dados, aumentando assim a chance de enganar tanto vendedores quanto consumidores.
Imitação de sites oficiais: A IA tem sido usada para criar sites de e-commerce falsos que imitam lojas legítimas, completos com avaliações de produtos e atendimento ao cliente automatizado, dificultando a distinção entre o real e o fraudulento. Esses sites não apenas enganam os consumidores, mas também prejudicam a reputação e a confiança nas marcas legítimas.
Para se protegerem, os vendedores digitais devem adotar uma abordagem multifacetada de cibersegurança. Isso inclui a implementação de soluções de segurança avançadas que utilizam IA para detectar e neutralizar ameaças em tempo real, como também a realização de treinamentos regulares de conscientização sobre segurança para toda a equipe e clientes. É crucial também adotar práticas de segurança robustas, como a autenticação de dois fatores (2FA) para todas as transações e o monitoramento contínuo de atividades suspeitas.
A transparência com os clientes sobre as medidas de segurança adotadas e a educação sobre como identificar possíveis golpes podem reforçar a confiança e proteger tanto os consumidores quanto os negócios contra as ameaças cibernéticas.
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