O último dia para o pagamento da última parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é sexta-feira (20). A data de vencimento varia conforme os dois últimos números da inscrição do imóvel. O boleto pode ser emitido pelo portal de serviços da Receita do Distrito Federal, o aplicativo Economia DF, postos do Na Hora ou pelo número 156, opção 3.
Os imóveis com inscrições terminadas em 1 e 2 tiveram a data de vencimento na segunda-feira (16). Nos dias subsequentes, até sexta-feira (20), os vencimentos serão para os finais 3 e 4; 5 e 6; 7 e 8; e 9 e 0, respectivamente.
O economista Otto Nogami explica que é a partir do IPTU recolhido pelas prefeituras e administrações, no caso do Distrito Federal, que os órgãos possuem recursos para construir sistemas de saneamento e esgoto, melhorar a pavimentação das ruas, ampliar e reparar a rede de iluminação pública, entre outros benefícios à população da cidade.
“É importante pagar em dia esse imposto para evitar o pagamento de multas e o seu não pagamento pode fazer com que o proprietário do imóvel entre na dívida ativa, podendo ter problemas no futuro”, explica.
De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), em 2022 cerca de 23% dos proprietários de imóveis no DF não efetuaram o pagamento de suas obrigações fiscais. A inadimplência resulta na inclusão do CPF ou CNPJ em uma lista de devedores. Caso o débito persista, o imóvel pode ser levado a leilão.
Veja Mais:
DF registra queda de 20,5% nos crimes contra patrimônio
Cerca de 26,8% dos brasileiros diagnosticados com ansiedade