A lavagem nasal com soro fisiológico é recomendada para todas as pessoas, independente da idade e pode ser feita desde o nascimento. “Ela hidrata a via aérea, auxilia no funcionamento das células nasais e remove mecanicamente alérgenos e poluentes”, recomenda Dr. Celso G. S. Savioli, otorrinolaringologista do São Cristóvão Saúde e especialista em cirurgia nasossinusal e rinologia funcional.
No caso de bebês, a limpeza das cavidades nasais é fundamental sempre que forem notados desconfortos respiratórios ou sintomas de gripe e resfriados, visto que respiram exclusivamente pelo nariz até os dois meses de vida. Com o auxílio de uma seringa, essa ação evita a congestão nasal, pois facilita a eliminação de sujeiras e ajuda no combate à coriza, sintoma de inúmeras infecções respiratórias.
Para auxiliar os pequenos, o especialista indica utilizar conta gotas e colocar apenas algumas gotas de soro fisiológico de cada lado. “Em pessoas que não estão doentes, poucas vezes ao dia (de uma a três) já bastam. Quem está com secreção nasal pode aumentar um pouco a quantidade”. Contudo, o responsável pela aplicação nos pequenos deve ter um cuidado redobrado: “O maior risco é na força e quantidade, que pode fazer com que o soro entre abruptamente nos ouvidos, causando dor ou entupimento”, explica. Sendo assim, cada idade e quadro clínico têm uma quantidade ideal. Porém, sempre deve ser realizada com baixa pressão na hora da lavagem, para evitar complicações ou desconforto.
Segundo a Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (Abope), em geral, a partir dos sete anos, a limpeza pode ser feita pela própria criança. “É válido enfatizar que a água de torneira ou de chuveiro, mesmo amornada, não pode ser utilizada na lavagem nasal, sendo a solução salina isotônica (soro fisiológico 0,9%) a mais indicada, podendo auxiliar, inclusive, em casos de rinite alérgica, com a limpeza atuando na remoção de substâncias que participam do processo inflamatório”, finaliza, Dr. Celso.
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 112 anos em dezembro de 2023. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 23 mil vidas do Plano Odontológico.
O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.
sexta-feira, novembro 1
EM DESTAQUE
- Alby Foundation anuncia intenção de compra da ZCore Network para fortalecer ecossistema de pagamentos no Brasil
- Ingram Micro e Adobe assinam acordo de distribuição no Brasil
- Inteligência artificial: aplicações, inovações e questões éticas
- Escritório Mattos Filho investe em programa de inovação voltado ao setor jurídico
- Setor jurídico e novas tecnologias: Profissional de inovação é responsável por criar ponte entre esses setores
- Modelo e acompanhante Dany Ferrari afirma que já saiu com artistas e jogadores de futebol famosos
- Sucesso entre o público teen, "As coisas de Olivia" tem encontro de fãs com ingressos praticamente esgotados
- Silvia Machete conta com a participação de Peter Buck (R.E.M.) no show da Casa Natura Musical dia 7