Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»Da imprevisibilidade à precisão: como a IA preditiva transforma a publicidade
TECNOLOGIA

Da imprevisibilidade à precisão: como a IA preditiva transforma a publicidade

22/11/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Os contínuos avanços tecnológicos estão transformando a indústria publicitária e o mercado, redefinindo a maneira como as marcas interagem com seus consumidores e atraem interesse de compra. Com novos recursos, profissionais de marketing e publicidade buscam equilibrar dados, criatividade e intuição para criar campanhas de impacto e promover o engajamento.

A inteligência artificial (IA) tem sido uma aliada fundamental neste processo, permitindo que agências e profissionais melhorem o desempenho de campanhas e criem novas oportunidades de negócios por meio de soluções automatizadas. Essa tecnologia ganha ainda mais relevância ao prever tendências e segmentar o público com precisão, ajudando as marcas a transformar a imprevisibilidade em uma vantagem competitiva.
 
Segundo o relatório “Market Analysis Report”, o mercado global de análise preditiva projeta um crescimento anual composto (CAGR) de 23,2%. No setor publicitário, essa tecnologia facilita a previsão de comportamentos do consumidor e fortalece a capacidade de responder a mudanças inesperadas no mercado. Trata-se de uma inovação que orienta as marcas em meio a vastos volumes de dados.

Tradicionalmente, a publicidade se baseava em métodos de análise que exigiam uma compreensão direta das variáveis exploradas. A IA preditiva, porém, identifica padrões complexos e revela conexões invisíveis, oferecendo insights que antes poderiam passar despercebidos. Ao analisar campanhas anteriores, por exemplo, a IA pode indicar os elementos criativos que melhor se conectam com audiências específicas, mesmo antes do lançamento.

Outro benefício da IA preditiva é a capacidade de realizar microssegmentação do público com base em interesses e demandas. Dessa forma, as marcas conseguem adaptar suas campanhas para nichos distintos, garantindo uma comunicação mais relevante e impactante, capaz de atrair consumidores que poderiam ser ignorados. Essa personalização contribui para aumentar o engajamento e fortalecer relacionamentos duradouros.

Por meio dela, também é possível fazer adaptações para lidar com as mudanças de condições de mercado. Assim como um técnico de futebol que, ao observar o desempenho de seus adversários durante a partida, faz ajustes táticos para melhorar a estratégia em tempo real, os profissionais de marketing podem monitorar as reações do público continuamente e ajustar suas campanhas conforme necessário. Essa flexibilidade permite que as marcas se conectem com o momento atual, aumentando a relevância das mensagens e garantindo que não percam oportunidades de interação.

No futuro, o sucesso das campanhas publicitárias não será medido apenas pela capacidade de prever comportamentos ou personalizar experiências, mas, sobretudo, pela eficiência em construir relações entre marcas e consumidores. O valor da imprevisibilidade reside na habilidade de criar essas conexões autênticas.

Podemos confiar que a tecnologia será uma grande aliada para que as marcas se tornem parte da narrativa de vida dos consumidores, mas a integração da IA preditiva na publicidade exige um equilíbrio cuidadoso entre a análise orientada por dados e a intuição criativa. Somente assim será possível superar as expectativas, proporcionando experiências alinhadas às necessidades e desejos do público-alvo.

*Fernanda Acácio é CEO no Brasil da MGID, plataforma global de publicidade.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA SARTORI
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

O que é o Benefício de Prestação Continuada do SUS e quem pode receber?

25/08/20230

CFEM: São Luís (MA) recebe 6,82% dos recursos para cidades afetadas pela mineração

20/12/20230

Febre Oropouche: entenda a doença e possíveis motivos para aumento de casos

15/06/20240

Estádio Morumbis também levanta bandeira do movimento SP por Todas

09/04/20240

A importância da colaboração na segurança cibernética

04/11/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.