A Udemy, marketplace líder em habilidades e plataforma de aprendizado, acaba de divulgar o relatório Índice Global de Aprendizado no Trabalho sobre o segundo trimestre de 2024. O relatório, publicado trimestralmente, mostra quais habilidades estão sendo cada vez mais buscadas e ajuda as organizações do mundo todo a permanecerem à frente da concorrência.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, muitas empresas enfrentam lacunas de habilidades cada vez maiores, o que dificulta o crescimento dos seus negócios. Ao mesmo tempo que a IA generativa cresce, as lacunas de habilidades estão cada vez mais iminentes e dispendiosas. O relatório da Udemy analisa dados de consumo de cursos trimestralmente com base nos 16.000 clientes da Udemy Business. Ao comparar o consumo de cursos com as tendências, o relatório chega a lacunas críticas de conhecimento, que a liderança deve resolver por meio da gestão de talentos com base em habilidades, permitindo, ao mesmo tempo, que os funcionários aprendam as habilidades que desejam aprender.
“Apesar de, cada vez mais, as organizações gerirem talentos com base em habilidades, muitos funcionários e líderes ainda estão confusos sobre para quais habilidades devem dar prioridade e precisam de ajuda para identificar as lacunas de habilidades que existem nas suas organizações. Por isso, o relatório é tão importante”, diz Bruno Barreto, vice-presidente da Udemy para América Latina. “A qualificação em habilidades técnicas e profissionals é importante para ter vantagem competitiva no mercado. Por exemplo, habilidades interpessoais como trabalho em equipe e resolução de problemas são essenciais para o sucesso das principais tendências tecnológicas, como a IA.”
“Com tecnologias como a IA generativa e a mudança para modelos de trabalho híbridos, a mudança é constante. Pode ser difícil se adaptar a essa mudança, mas é preciso compreender como as pessoas pensam e se comportam e orientá-las”, diz Sivakami S, instrutora na Udemy e especialista em gerenciamento de mudanças. “Todas as mudanças têm raízes no comportamento humano. Por isso, os líderes precisam usar a psicologia e a economia comportamental para adquirirem pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades de trabalho em equipe. Assim, eles construirão confiança e motivação enquanto orientam os funcionários de maneira eficaz em tempos de mudanças complexas.”
O relatório da Udemy sobre segundo trimestre de 2024 mostrou várias tendências no aprendizado corporativo, como:
– As soft skills são ativos indispensáveis para liderar com eficácia em tempos de mudanças. As três principais tendências de habilidades profissionais no segundo trimestre foram resolução de problemas, que teve um aumento de 51% no consumo de cursos, trabalho em equipe (com um aumento de 27%) e gestão de mudanças (com um aumento de 24%). Embora as habilidades tecnológicas continuem sendo buscadas, as soft skills são cada vez mais essenciais para encarar as mudanças num mundo impulsionado pela tecnologia. Enquanto as empresas se transformam em empresas baseadas em habilidades, o desenvolvimento de conjuntos de habilidades transversais permite que os líderes enfrentem as crescentes dificuldades trazidas pelas mudanças e conquistem a confiança dos colaboradores ao comunicarem os impactos dessas mudanças.
– As organizações estão investindo tempo para garantir que as habilidades das suas equipes sejam validadas. Os cursos de preparação para certificações de TI tiveram forte demanda, com 11 milhões de matrículas de alunos em cursos da Udemy nos últimos 12 meses. As organizações do setor de tecnologia aumentaram o consumo de cursos sobre “AI-900: Microsoft Azure AI Fundamentals” em 104%. As organizações de manufatura aumentaram o consumo de cursos sobre CompTIA A+ (um aumento de 46%) e as entidades governamentais prepararam os seus funcionários para exames de “CompTIA Cybersecurity Analyst (CySA+)” (um aumento de 40%). Essas certificações dão aos empregadores a capacidade de avaliar profissionais com base em conjuntos de habilidades comprovadas, sem depender apenas de referências tradicionais, como diplomas universitários – o que é um passo importante na transição para a gestão de talentos baseada em habilidades.
– Há um desejo de usar a IA generativa ainda mais sofisticadamente. A IA generativa é tendência trimestralmente no relatório. No segundo trimestre, o consumo de cursos sobre IA generativa aumentou 37%. Ao mesmo tempo, o consumo de cursos sobre ChatGPT aumentou 40% e o de cursos sobre Processamento de Linguagem Natural (PNL) aumentou 48%. Com mais familiaridade com a IA generativa e como aplicá-la corporativamente, as empresas estão agora investindo em cursos que ajudam os seus funcionários a implementarem a IA generativa nas tarefas diárias, turbinando o trabalho.
– As organizações estão valorizando o pertencimento e a inclusão. No segundo trimestre, o consumo de cursos sobre diversidade e inclusão aumentou 12%. As organizações do setor industrial demonstraram particular interesse em cursos sobre o tema, com um aumento de 31% no consumo de cursos sobre diversidade e inclusão. Esse aumento pode ocorrer quando organizações e grupos comerciais enfrentam reações negativas no tema da diversidade, da equidade e da inclusão e criam algumas políticas de diversidade em resposta. Uma pesquisa da Udemy descobriu que 67% dos funcionários acreditam que investir numa abordagem baseada em habilidades aumenta significativamente a justiça no trabalho e que 66% deles concordam que isso promove um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo no geral. Com muitas empresas redefinindo a sua abordagem em relação à diversidade, à inclusão e ao pertencimento, investir no desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pertencimento continua a ser imperativo para criar ambientes de trabalho mais abertos, equitativos e inclusivos para todos os funcionários.
“A diversidade e a inclusão estão num ponto de virada no mundo corporativo. Os líderes estão repensando como promover práticas inclusivas sem aumentar riscos”, diz Monika Rawat, instrutora na Udemy e especialista em diversidade e inclusão. “Para as empresas, a diversidade e a inclusão não se limitam a fazer a coisa certa. Elas são cruciais para aumentar a produtividade e estimular a inovação. Quando os líderes treinam as suas equipes nesses conceitos-chave, eles podem implementar estratégias práticas que levam a perspectivas mais amplas, melhores trabalhos em equipe e uma cultura mais inclusiva na organização.”
Para o Brasil, as cinco habilidades que mais cresceram em consumo de cursos no segundo trimestre foram produtividade pessoal (com um aumento de 55%), comunicação (com um aumento de 32%), infraestrutura de rede (com um aumento de 32%), ChatGPT (com um aumento de 28%) e liderança (com um aumento de 15%). “O contínuo crescimento na procura por cursos como ChatGPT e liderança no Brasil acompanha tendências globais de aprendizado de IA e soft skills”, diz Barreto.
Para saber mais sobre como as organizações podem fazer parcerias com a Udemy Business para melhorar as habilidades dos seus colaboradores para o futuro, visite: https://business.udemy.com/pt-br/.
Metodologia
O Índice Global de Aprendizado no Trabalho da Udemy usa dados de milhares de clientes da Udemy Business no mundo todo. Os dados a respeito das localizações são baseados no país associado à empresa. Os dados de habilidades comparam o consumo de cursos da coleção da Udemy Business no primeiro trimestre de 2024 ao consumo de cursos no segundo trimestre de 2024. Os cursos estão associados a um ou mais temas, com, no máximo, cinco temas por curso. As tendências no relatório são baseadas nesses temas. Se um curso abrange vários temas, os minutos de consumo são divididos igualmente entre todos os temas associados ao curso.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILLA GINESI JORGE
camilla@marco.agency