14 de janeiro é a data em que o município de Cruz, no Ceará, celebra seu 39º aniversário. Localizada à margem esquerda do Rio Acaraú, a cidade, inicialmente conhecida como São Francisco da Cruz, teve seu nome simplificado para Cruz ao longo do tempo — um nome cujas raízes estão entrelaçadas com lendas locais de sua história crescente.
Há duas lendas que explicam a origem do nome da cidade. A primeira está ligada à grande seca de 1825, quando um retirante morreu de fome na região, levando os moradores a erguerem uma cruz em sua homenagem, da qual surgiram histórias de milagres. A segunda versão conta que um homem foi assassinado pelo próprio genro no local, E os habitantes, em homenagem, também ergueram uma cruz, que se tornou objeto de histórias populares sobre prodígios originários dos que vão de forma sofrida.
Para celebrar essa data tão especial para o município, as comemorações estão acontecendo desde o dia 9 com eventos esportivos como futsal, futvôlei, vôlei e futebol. Porém, no próprio dia que marca o início de sua história, a programação da cidade começa às 5h, com a Alvorada com a banda Padre Valdery, na praça da igreja Matriz.
Em seguida, às 8h, haverá a missa em ação de graças e às 9h. O hasteamento das bandeiras às 9h30 ocorre e cavalgada pelas ruas da cidade; Às 10h é a inauguração da Escola Francisco Benedito Farias em Poço Doce – CE 085; Às 16h será a sessão solene para entrega de títulos de Cidadão Cruzense; Às 19h ocorre a partilha do bolo em comemoração aos 39 anos de emancipação política de Cruz; Às 20h, o II festival de música da cidade. E para fechar a semana de comemoração, na segunda-feira (15), às 16h na Câmara de Vereadores, haverá o lançamento do livro didático Historiando Cruz.
A data do dia 14 de janeiro, também marca a comemoração do aniversário de Bom Retiro, em Santa Catarina, Miguelópolis, em São Paulo, Paço do Lumiar no Maranhão e Simolândia, em Goiás.
Veja Mais:
Estimativa de crescimento do PIB nacional chega a 3% em 2023
2,5 milhões comprimidos contra Covid-19 já foram distribuídos na rede pública de saúde no Brasil