A antecipação de recebíveis é uma forma já conhecida em alguns setores para amenizar o impacto de vendas parceladas ou a prazo, com liberação de crédito que preenche o espaço entre a venda e o recebimento. Com soluções inovadoras e que unem tecnologia para analisar histórico de clientes e dados relevantes para a previsibilidade do negócio, esse modelo de crédito tem espaço em empresas que atuam com B2B.
Primeira Fintech brasileira a disponibilizar capital com base em receitas previsíveis, a a55 Smart Capital ampliou parcerias com empresas que têm enxergado um impacto positivo na receita com a antecipação das conhecidas duplicatas. Um exemplo vem da Carryt, empresa de logística nascida na Colômbia e com unidades no Brasil e México, que atua focada no chamado last mile delivery, com soluções para empresas B2B e B2C que precisam de entregas rápidas, em menos de 24 horas, para o cliente final.
Com cerca de 60 clientes nos três países em que atua, a Carryt tinha dificuldades em conseguir linhas de crédito que suprissem um problema na receita influenciado por três fatores: o gap entre a realização do serviço por parte dos motoristas e o pagamento do cliente — geralmente superior a 45 dias —, a redução do fluxo em períodos de baixa demanda e, por fim, eventuais atrasos por parte dos clientes. Nos bancos tradicionais, enfrentava burocracia e longos processos para encontrar linhas que resolvessem essa dor.
Por meio de uma plataforma digital integrada da a55 com acompanhamento diário e acesso a financiamentos, a Carryt conseguiu acesso à antecipação dos recebimentos para suprir o gap existente no negócio. Após três meses atuando com este modelo de crédito na unidade do Brasil, a empresa já está vendo os resultados e planejando ampliar o formato para a sede no México.
“Diversas empresas brigam com o fluxo financeiro dado longos prazos de recebimento, principalmente aquelas que trabalham em um modelo onde seus clientes são grandes empresas com prazos de pagamento muito alongados. Isso acaba sendo repassado por toda cadeia logística, o que gera para as empresas e prestadores de serviço de menor tamanho uma grande pressão de caixa. Estamos aqui para ajudar tais clientes e empresas a conseguirem gerenciar melhor seu fluxo de caixa e dado a integração e volume de dados transacionais que temos em tais parcerias podemos ter maior controle e segurança em tais operações”, destaca André Wetter, CEO da a55.
Com base nesse conceito, a a55 tem ampliado o rol de modelos e oferecido outras soluções aos clientes, inclusive com a possibilidade da própria empresa parceira oferecer um serviço financeiro de antecipação de recebíveis e ganhar comissionamento por isso. Por meio de uma API, a fintech possibilita para players do setor logístico até mesmo a antecipação automática do valor de corridas e entregas.
Números recentes comprovaram o interesse pelas antecipações. De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, 45% dos pequenos e médios negócios brasileiros enxergam benefícios na antecipação de recebíveis com redução de juros e citam melhora no fluxo de caixa. O acesso ao crédito sem necessidade de endividamento e a maior simplicidade na contratação também são citadas como pontos vantajosos.
Sobre a a55
A a55 é uma fintech brasileira especializada em apoiar o crescimento de empresas SaaS e e-commerce de produtos físicos ou assinaturas, e uma plataforma financeira multisserviços como facilitadora global de pagamentos. Em seis anos de atividade, contribuiu para o lançamento dos primeiros fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC) brasileiros em 2018 e 2021; internacionalizou suas operações para o México em 2019; e liderou as primeiras debêntures tokenizadas de títulos de dívida no Brasil em 2022. No mesmo ano, a empresa obteve licença do Banco Central para operar como SCD capaz de realizar transações de pagamentos digitais. Tornou-se o primeiro mutuário DeFi RWA certificado pela classificação Credora na América Latina. A a55 conseguiu atrair 20 mil empresas para sua plataforma multisserviços, concedendo crédito para empresas no Brasil e no México por meio de financiamento tradicional e do protocolo DeFi. Em 2024 recebeu investimento da Paysecure, referência global em orquestração de pagamentos.
__________
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELY PEREIRA BORGES
daniely.borges@dialetto.com.br