Campinas, 25 de abril de 2024 – Fortalecer o potencial inovador de Campinas, por meio de iniciativas e atividades envolvendo diferentes atores do ecossistema regional de inovação – entre eles, startups, empresas, universidades e instituições de pesquisa, investidores, agentes de fomento, etc. Esse é o objetivo do Hub de Inovação que está sendo criado pelo CPQD, em parceria com a Inventta Consultoria, a partir de projeto contemplado com recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para propostas aprovadas no Edital Parques Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Finep.
O contrato, que acaba de ser assinado com a Finep, tem prazo de execução de 36 meses e prevê a destinação de recursos não reembolsáveis, no valor total de R$ 13,6 milhões, para a implantação de um Hub de Inovação com foco na Internet do Futuro – Web 3.0 e sua evolução (Web3+). O novo hub tem sua base no Parque Tecnológico do CPQD (Pólis de Tecnologia), que irá hospedar as iniciativas e atividades programadas, como eventos, treinamentos, desenvolvimento de projetos colaborativos de inovação, bem como espaços para abrigar startups e para encontros entre parceiros.
“Será um hub de inovação e colaboração para todo o ecossistema de Campinas, destinado a acelerar o desenvolvimento de competências digitais na região”, ressalta Bruno Moreira, fundador e presidente do Conselho da Inventta – que há 20 anos atua em projetos de inovação corporativa e consultoria de estratégia. “A ideia é gerar massa crítica, com uma visão mais ampla da inovação, atraindo startups alinhadas ao objetivo do hub e, também, times de inovação de corporações e outros atores do ecossistema regional”, acrescenta.
Rubens Maeda, gerente de Ambientes de Inovação do CPQD, explica que a execução do projeto tem dois pilares principais: montagem do espaço físico do Hub de Inovação, que terá uma área de mais de 2.700 metros quadrados distribuídos em um prédio de três andares, e estruturação do hub como negócio e catalisador da geração de impacto no ecossistema de inovação. “Para isso, a intenção é incorporar tudo o que o CPQD já vem estruturando nos últimos anos, com base em suas competências tecnológicas, e a experiência da Inventta na área de empreendedorismo e inovação. O projeto também prevê parcerias com a iniciativa privada, colaboração multissetorial, transferência de tecnologia, geração de novos negócios e capacitação de pessoas”, afirma Maeda.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Aragão, “os parques tecnológicos são uma estrutura muito importante para a pesquisa e o desenvolvimento tanto local como regional, com capacidade para alavancar e integrar ecossistemas de inovação, contribuindo para o aumento da competitividade do país e a interação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia (ICTs)”.
O Hub de Inovação está aberto à participação dos diversos atores desse ecossistema interessados em estabelecer novas conexões e parcerias. Os interessados em participar devem entrar em contato com Rubens Maeda, pelo e-mail: rmaeda@cpqd.com.br