O YouTube se tornou muito mais do que apenas uma plataforma de entretenimento. Com o passar do tempo, ele conquistou cada vez mais adeptos, incluindo aqueles que buscam aprender e adquirir novos conhecimentos, transformado-se em uma verdadeira sala de aula, oferecendo oportunidades de educação para estudantes e profissionais de diversas áreas.
Diversos professores e pesquisadoras passaram a utilizar o YouTube como uma ferramenta para repassar conhecimento, compartilhando informações de diversas formas e oferecendo conteúdos que muitas vezes não são ensinados nas escolas. Com isso, surgiram os chamados “edutubers”, profissionais que se dedicam exclusivamente a criar conteúdo educativo para a plataforma, um exemplo deles é o Nerdologia que conta com vídeos semanais sobre tecnologia, física, química e biologia, mas o sucesso de um canal educativo no YouTube depende apenas do seu conteúdo?
Guilherme Ogg diretor de estratégia e expansão do Estúdio 42 nos diz que não “É necessário enxergar o todo. O trabalho vai além das filmagens e da edição, cada canal é único e suas necessidades devem ser analisadas separadamente sem generalizar. Após essa análise escolhemos as palavras-chave certeiras, para alavancar a relevância do vídeo na internet e seu alcance orgânico. Assim produzimos vídeos dinâmicos, usando as técnicas e tecnologias mais adequadas para cada cliente. Também criamos chamadas para outras mídias sociais, assim o sucesso é compartilhado em diversas plataformas”.
Um exemplo de sucesso do Estúdio 42 é exatamente canal Nerdologia no qual eles fazem a arte e as animações do canal, que faz parte do conglomerado de conteúdo geek Jovem Nerd. Conectando ciência e história com a cultura nerd, o conhecimento é levado de uma maneira mais divertida e atraente. Com mais de 3 milhões de inscritos, esse canal brasileiro é um dos destaques do Youtube educativo.
“A nossa parceria com o Nerdologia foi uma união da qualidade e a necessidade. Em meados de 2013 pediram para que fizéssemos a iluminação do novo estúdio do Jovem Nerd aqui em Curitiba, após o bom trabalho perguntaram se poderíamos fazer a parte gráfica do canal também, mesmo sem tanta experiência na época aceitamos, após 11 anos toda a experiência adquirida nos dá garantia que podemos repassa-la então montamos a Content Academy, uma plataforma onde trazemos professores da área para transmitir esses conhecimentos, que podem tornar o YouTube em uma ferramenta essencial para a disseminação do conhecimento”, diz Guilherme Ogg.
O YouTube como plataforma de educação tem se mostrado uma alternativa viável e eficaz para estudantes e professores. Com acesso a conteúdos de qualidade e uma ampla diversidade de temas, ele se consolida como uma verdadeira sala de aula digital, abrindo portas para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas do conhecimento. Então não perca tempo e venha participar deste mercado, ensinando o seu ofício de forma divertida e educativa.
Guilherme Ogg
Sócio da Estúdio 42
(41) 3023-1599
@estudio42 | @contentacademybr
Estúdio 42 | Content Academy
contato@estudio42.com.br www.estudio42.com.br e www.contentacademy.com.br
Av. João Gualberto, 1740 – 8º Andar – Juvevê