Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Consumidores e pequenos negócios serão prejudicados pela fusão de Petz e Cobasi
NEGÓCIOS

Consumidores e pequenos negócios serão prejudicados pela fusão de Petz e Cobasi

wilkesousa31/03/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A fusão entre as gigantes Petz e Cobasi tem provocado inquietação num mercado onde os pequenos negócios – a alma do setor pet – já lutam para manter seu espaço. A contestação da PetLove junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aponta para um cenário onde a concentração de poder não só estreita as opções para os consumidores, mas também sufoca a diversidade e a rentabilidade dos empreendedores locais.

“A concorrência com uma gigante reduziria ainda mais as nossas opções para captar clientes, além de permitir que esta nova companhia imponha preços finais. Sem dúvida, a fusão prejudicará a rentabilidade dos pequenos lojistas e, por consequência, as vantagens para um mercado sadio para o consumidor final”, avalia Bianca Souza, que há mais de 10 anos vive e respira o segmento pet. Como proprietária da Foster Pet Place, um pequeno negócio localizado em Blumenau (SC), ela alerta que em meio a essa transformação, o risco não se restringe apenas à venda de produtos: serviços essenciais como banho e tosa e atendimentos veterinários também estariam na berlinda. A nova companhia, ao explorar sua escala, correria o risco de espremer até mesmo os últimos sopros de rentabilidade desses serviços, marcando o fim de margens saudáveis para os pequenos.

Embora o setor pet brasileiro seja majoritariamente composto por pequenos, médios e microempreendedores, a análise sobre a concentração e o poder de compra para formação de estoque precisa levar em conta as especificidades dos negócios. “Não há outras empresas no Brasil com o mesmo porte da Petz e da Cobasi. A fusão, ao concentrar esse poder, pode desestabilizar o equilíbrio do setor, prejudicando tanto os lojistas quanto os consumidores que, no fim, terão menos opções e personalização”, conclui Bianca, alinhando-se com os argumentos apresentados pela PetLove na contestação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Atualmente, conforme dados do Sebrae, existem quase 230 mil empresas que atuam neste setor que deve movimentar R$ 77 bilhões em 2025 no Brasil. Porém, cerca de 60% destes negócios são de Microempreendedores Individuais (MEI’s), que possuem o faturamento anual limitado a R$ 81 mil e podem empregar apenas um colaborador.  Informações levantadas pelo Instituto Pet Brasil (IPB), em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), apontam que a união de Petz e Cobasi representa um faturamento anual superior a R$ 7 bilhões, algo próximo dos 10% do total movimentado por este mercado.

Bianca também explica que, ao observar os números de vendas on-line, a força desta nova companhia fica ainda mais evidente. Conforme dados de 2024, apurados pela IPB e Abinpet, pequenos e médios pet shops faturaram R$ 1,2 bilhão na soma de todos os canais de vendas. Esse valor é superado pelas vendas online da combinação de Petz e Cobasi. As duas gigantes, unidas, teriam ultrapassado R$ 1,5 bilhão nos 12 meses do último ano.

Em meio a esse turbilhão, os pequenos negócios têm buscado alternativas inovadoras e diferenciadas para resistir à maré da concentração. A Bianca comenta que a estratégia adotada pela Foster Pet Place, por exemplo, para encarar esta nova realidade do mercado pet e ficar preparada para a possível fusão das concorrentes é de valorizar os produtos locais, especialmente aqueles feitos artesanalmente. Pequenos fabricantes reúnem mais facilidades para ofertar volumes menores para cada lojista, além de incluírem uma seleção mais apurada de cada item que desenvolvem. Facilitando o sortimento das lojas menores.

Nesse contexto, iniciativas como a da Foster Pet Place emergem com vigor e personalidade. Em um mercado cada vez mais competitivo, ser a praça de encontro dos apaixonados por animais é uma ideia atraente para os tutores e seus patudinhos. A Foster está localizada bem no coração de Blumenau, ocupando uma galeria que resgata um prédio quase centenário – um verdadeiro patrimônio histórico do município –. O espaço se destaca por um atendimento simples e genuíno, um ambiente colorido e de design diferenciado e, principalmente, uma curadoria de produtos locais que ajuda o tutor a não errar na escolha do que levar para os filhotes pet. Essa aposta na seleção de itens fabricados por artesãos, pequenos e microempreendedores – desde alimentação natural a petiscos e acessórios exclusivos – e na personalização do atendimento, transforma a loja num ambiente de diálogo e aconchego, aproximando o cliente do dia-a-dia da operação.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TARCISO ANTUNES SOUZA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
EM DESTAQUE

Alunos da Etec conquistam mais de 4,2 mil vagas em universidades públicas

20/03/20240

Grupo Madero expande com dois novos restaurantes no Rio de Janeiro 

22/08/20240

Oito em cada dez trabalhadores estavam endividados no primeiro trimestre do ano, revela a Ticket

05/08/20240

Empresas do agro investem em fertilizantes sustentáveis

17/01/20240

Estreando na TV: nova temporada de Lia & Léo, apresentada por Otaviano Costa e Flávia Alessandra, já está disponível no Canal UOL

22/01/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.