A barbearia Africarioca Conceito tem chamado atenção por percorrer estados do país com um procedimento que parece mágica: colocar dreads em calvos. Chamada de Baldlocs, a técnica é feita às cegas, com o cliente de costas para o espelho. Ao final da aplicação, que leva cerca de cinco horas, o novo visual é revelado e emociona homens que há tempos sofriam com a calvície. Uma turnê com os baldlocs chega no Espítio Santo entre os dias 2 e 3 de novembro.
Baldlocs vem do termo “bald”, que significa “careca” ou “calvo” em inglês, e “locs” vem de “dreadlocks”, que são tranças ou mechas emaranhadas. A técnica utiliza a “needle technique” (técnica de agulha), eliminando a necessidade de substâncias prejudiciais ao couro cabeludo, como cola, e pode até estimular o crescimento capilar em áreas afetadas pela calvície.
Desenvolvido pelo afroempreendedor e dreadmaker Lucas Preto, o Baldloc transforma o visual e eleva a autoestima.
“Os baldlocs representam mais do que apenas uma técnica de estética capilar, são uma forma de empoderamento e autoaceitação. Meu objetivo é oferecer uma solução que não apenas promova a confiança, mas também cultive o amor próprio em cada indivíduo que confia em mim para essa transformação”, afirma Lucas Preto.
Projetada para atender ao formato do rosto e à classificação capilar de cada indivíduo, a modalidade é personalizada e acessível, com valores que começam em R$ 2 mil, preço quase dez vezes menor que o de um implante capilar. Para adotar os Baldlocs, é necessário que a pessoa tenha ao menos 4 centímetros de cabelo. A técnica é aplicável em cabelos crespos, cacheados e lisos, sendo que, no caso dos fios lisos, é recomendado que tenham no mínimo 7 centímetros para garantir uma fixação duradoura.
Tour por estados
Uma pesquisa recente da startup britânica MANUAL revela que a calvície é uma preocupação crescente entre os homens brasileiros. Dos mais de meio milhão que buscaram ajuda, 90% não seguiram tratamento contínuo nos últimos 12 meses. Em resposta a essa demanda, surgiram os “Baldlocs”.
O projeto Africarioca na Estrada começou por Minas Gerais e São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, e ainda passará pelo Paraná e Espírito Santo nas próximas semanas. Em 2023, os Baldlocs renderam aproximadamente R$ 475 mil à Africarioca, dos quais cerca de R$ 100 mil vieram da turnê, resultando em um aumento de 20% no faturamento dos salões parceiros em cada estado.
A Africarioca na Estrada não se limita a oferecer serviços comerciais; o projeto promove a capacitação profissional nas comunidades visitadas. Um estudo do Sebrae, baseado na Pnad de 2023, revelou que 52% dos proprietários de negócios no Brasil são negros, mas enfrentam desafios significativos: 77,6% têm baixos níveis de faturamento e 45,1% possuem apenas o ensino fundamental.
Lucas Preto adota uma abordagem diferente, se conectando com dreadmakers locais em cada estado visitado, criando parcerias para capacitação e impulsionando a economia local. No caso do Paraná, a iniciativa entra em parceria com o salão Simples Assim, localizado no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba. Estas colaborações garantem que os salões parceiros possam oferecer manutenção aos clientes atendidos durante a turnê, proporcionando uma fonte de renda estável.
Agenda da nova temporada
Porto Alegre (RS) | Anittas’s dreads – 15 e 16 de outubro
Curitiba (PR) | Simples Assim – 21 e 22 de outubro
Vitória (ES) – 2 e 3 de novembro
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Letícia Alves Chaves
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