Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Conheça os 7 perfis impermanentes que irão moldar os comportamentos em 2025
NEGÓCIOS

Conheça os 7 perfis impermanentes que irão moldar os comportamentos em 2025

wilkesousa18/02/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Pensando em garantir um amanhã menos resistente à mudanças é que a Neura, curadoria de estudos comportamentais e porquês, lança a pesquisa A Permanência da Impermanência. No levantamento, foram mapeadas as sete principais formas de enxergar a vida por meio dos diferentes perfis impermanentes, que são: pessimistas, otimistas, utopistas, progressistas, relativistas, idealistas e protagonistas. Ainda de acordo com a Neura, esses grupos irão moldar os comportamentos da população em 2025, redefinindo o futuro e a forma como cada um se relaciona com a sua própria existência.

 

Com base no estudo, feito em parceria com a PiniOn, plataforma de pesquisa com mais de 3 milhões de usuários, em 2024, 80% da população acredita que é possível se preparar para viver mais e melhor, mas apenas 4% das pessoas relatam que sempre se planejaram para isso. O estudo traz também análises e reflexões sobre o desafio de diminuir a influência de termos perenes, como envelhecimento e longevidade, e oferece novas possibilidades para pessoas, negócios e marcas por meio do conceito da impermanência. 

 

“Os perfis impermanentes levantados são personificados por formas distintas de encarar a vida. O tempo não é a coisa mais relevante do passado e o envelhecimento não é o condicionante para o presente. A impermanência que é (e deve ser) o fator condicionante para o futuro”, afirma Andre Cruz, fundador e CEO da Neura e expert em Neurociência. Veja um pouco mais sobre cada perfil, abaixo.

 

Impermanente pessimista:

O primeiro de todos e o mais representado (com 38% dos correspondentes) é aquele que acredita que não há o que fazer para almejar uma vida melhor e mais longeva e, por isso, acaba, muitas vezes, revivendo o passado. O impermanente pessimista entende que a sua história já está toda traçada, com destinos bem definidos, e que qualquer esforço para tornar a jornada diferente será em vão. 

 

“Durante a pesquisa, vimos que esse grupo é mais representado por mulheres jovens que estão entre seus 18 e 24 anos. Ao analisar, percebemos que questões como a pressão social para terem responsabilidades no lar, na família, cuidado e, ao mesmo tempo, no trabalho são impulsionadores desse pessimismo”, complementa Bruno Stassburger, pesquisador de cultura e comportamento da Neura.

 

Impermanente otimista:

Em segundo lugar, com 19% dos entrevistados, domina o mais otimista. “Ao contrário do anterior, esse grupo acredita que a idade não existe e que, desde que a mente continue lúcida, ainda há muito a se viver. Ao trazer uma visão leve de futuro, essas pessoas aproveitam mais o presente. Por conta disso, vimos o perfil mais presente e homens com mais de 60 anos, que já viveram bastante para aceitar tudo o que a vida propõe e não se preocuparem com o que virá”, afirma Bruno.

 

Impermanente utopista:

Com 18,4% das respostas, esse perfil é formado por pessoas que projetam sua vida como se nunca fossem morrer. “Esse grupo, muitas vezes, enxerga o futuro como uma certeza, independente do que se faz no presente para que isso aconteça. Um grande exemplo disso são as Age Techs, empresas que investem no desenvolvimento e envelhecimento humano e tornam possível alcançar saúde e vitalidade duradouras”, completa Andre Cruz.

 

Impermanente progressista:

Representando 9,1% dos respondentes, os progressistas são aqueles que encaram a vida de forma responsiva. Por querer viver mais e melhor, essas pessoas já mudaram (ou estão em processo de mudar) os hábitos para uma vida de maior qualidade.

 

Impermanente relativista:

Por medo ou resistência ao futuro, esse perfil (7%) costuma negar o envelhecimento. O grupo possui uma visão voltada para o passado e, por isso, preferem morrer antes de se tornarem “velhos” pensando em não experienciar fases da vida que envolvem perda de liberdade, vitalidade e independência.

 

Impermanente idealista:

Com 5% das respostas, esse perfil é recorrente em pessoas de 25 a 39 anos da classe A. Apesar de ter vontade de viver mais e melhor, essa parte ainda não mudou hábitos para isso. Além disso, acreditam que a existência, de alguma forma, oferece caminhos para adiar o que se entende como fim.

 

Impermanente protagonista:

Com 4% dos correspondentes, o perfil protagonista foi o menos relevante em termos de respostas na pesquisa. Preferido por pessoas com visão aplicada

ao futuro, da classe A e enquadradas no grupo de 25 a 39 anos de idade, são aqueles que sempre se planejaram para uma vida mais longeva e a enxergam como algo passível de adaptação e mudança. 

 

“Entender as diferentes maneiras de encarar a existência é o primeiro passo para começar a mudar hábitos e se desprender das antigas amarras da vida. A sociedade mudou e, agora, exige uma nova dinâmica cultural que não pode ser ignorada. A vida não é uma linha contínua, mas sim uma jornada. A morte não é apenas o nosso ponto de chegada. Somos diferentes, impermanentes e flexíveis e, por isso, precisamos nos permitir viver o momento e aceitar as mudanças”, finaliza Andre Cruz. 

 

Sobre a Neura:

A Neura é uma curadoria de estudos comportamentais e porquês. Foi fundada por Andre Cruz, Expert em Neurociência e Comportamento e pioneiro em aplicar a  tecnologia da Neurociência na estratégia e na pesquisa comportamental. A Neura mapeia dinâmicas culturais, decodifica informações em conhecimento e traduz em estratégia de negócios. Sua metodologia proprietária une pesquisas de mercado com a tecnologia da neurociência  para obter dados que ajudam  a compreender as decisões emocionais –  os códigos não ditos – que estão  no subconsciente e inconsciente das pessoas.  Com cases de sucesso com empresas como Itaú, Boticário, Premier PET, Unilever e Linea Alimentos. a Neura realiza levantamentos e mapeamentos relacionados com temas como novos hábitos, comportamento de compra, clima organizacional, experiência do colaborador, consumidor e usuário, cultura e estilos de vida. Mais informações basta acessar o site da organização. 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAYTE LUCHTEMBERG LOPES
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
EM DESTAQUE

Queda de cabelo: quais são as principais causas e como evitá-la?

16/07/20240

Clara Brasil mostra processo de fabricação de vitaminas da Linha Sidney Oliveira nos Estados Unidos

12/12/20231

Banda Sidren Retorna com Nova Formação e Energia Renovada

19/01/20240

O TEMPO E A TEMPERATURA: sexta-feira (24) com aviso para chuvas intensas em áreas do Piauí

23/11/20230

Omie inaugura novas franquias no Sudeste

19/02/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.