São Paulo, novembro de 2023 – A Black Friday está chegando e, em breve, sites e redes sociais estarão repletos de propagandas e promoções. Esse é um dos momentos mais esperados do ano, tanto para o varejo quanto para os consumidores. Apesar do número crescente de vendas por meio digitais, devido à praticidade e rapidez, muitas pessoas ainda têm receio de fazer compras online. Para fazer compras com segurança e tranquilidade, Tiago Silveira Corrêa, Gerente Executivo Comercial Ideris, dá cinco dicas para que a experiência seja realmente satisfatória.
Confira a URL dos sites
A primeira dica é conferir a URL de sites que oferecem “promoções fantásticas, imperdíveis”. É bom ficar atento para o endereço do navegador e se ele começa com “https”, que é o selo que garante a idoneidade do site. Importante conferir também o posicionamento da marca em sites como o Reclame Aqui, nas redes sociais e reviews dos usuários. A reputação da marca é muito importante para a tomada de decisão de compra.
Utilize cartão virtual
Se puder, dê preferência ao uso de cartão virtual para as compras online. A maior parte dos bancos atualiza frequentemente o número de segurança deles, o que evita possíveis clonagens. Pagamentos via PIX também facilitam e contam com boa margem de segurança. No entanto, antes de fazer a confirmação do pagamento via PIX, certifique-se do destinatário do dinheiro para evitar problemas.
Não utilize redes públicas
Não faça compras utilizando redes públicas de wi-fi e, até mesmo, computadores de uso compartilhado, pois são as formas mais vulneráveis a invasões.
Faça comparação de preços
Confira a movimentação dos preços comparando a outros sites. Se aumentaram muito antes da Black Friday ou se os preços oscilam muito de um site para outro, a oferta não pode ser considerada uma promoção. Sites de comparação de preços como Buscapé, Comparaí, Zoom, JaCotei podem ajudar a mapear os melhores preços.
Guarde todos os comprovantes:
Tenha todos os passos da compra salvos e print screens, de preferência: desde o anúncio da oferta, até boletos e conversas com o atendimento ao consumidor. Isso ajuda em uma eventual reclamação posterior
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