Os smartphones são dispositivos que usamos diariamente por várias horas ao longo do dia. Por consequência, é natural que eles comecem a apresentar alguns sinais de desgaste após um ou dois anos – especialmente no que diz respeito à bateria, que começa a se descarregar cada vez mais rápido.
Cuidar bem do smartphone é essencial para fazê-lo durar um período acima da média e ainda conseguir um bom valor na revenda. Quanto mais problemas ele apresentar ao longo do tempo, mais desvalorizado se tornará o produto. Para evitar que isso aconteça, confira algumas dicas essenciais para estender a vida útil do seu smartphone:
Cuidados com a bateria
Um dos primeiros fatores afetados por celulares com algum tempo de uso é a duração da bateria. Quando compramos um smartphone novo, sua carga costuma durar um dia completo ou, dependendo do modelo, até 48 horas, sem precisar de recarga. Conforme os meses passam, é normal observar que essa duração vai caindo gradativamente.
O desgaste da bateria é um fator inevitável em qualquer smartphone, mas existem algumas medidas que podem estender sua duração. Para começar, tenha em mente que os celulares de hoje utilizam baterias de lítio, que, em sua maioria, possuem a virtude do carregamento rápido. Contudo, existem alguns segredos por trás do seu material.
Esse modelo se desgasta mais rápido quando atinge cargas completas ou se descarrega por completo. O primeiro passo para preservar melhor a bateria é evitar que a carga fique acima de 80% ou abaixo de 15%. Muitos smartphones já possuem uma opção que interrompe o carregamento ao atingir 80% ou 85%, então não esqueça de ativá-la nas configurações.
No demais, evite usar o celular enquanto ele estiver carregando e tire-o da tomada sempre que a carga atingir o máximo recomendado.
Proteja a tela e a carcaça
Mesmo sendo cuidadoso, acidentes acontecem, e por isso é impossível garantir que o smartphone nunca vá sofrer alguma queda ou impacto. Esses imprevistos podem custar caro, principalmente quando quebram a tela ou causam avarias na carcaça.
A solução é simples: instale uma película de vidro na tela e mantenha seu celular sempre com capinha. Esses acessórios já costumam ser o suficiente para manter o smartphone protegido; apenas lembre-se de limpar a carcaça regularmente para evitar manchas ou avarias causadas por umidade.
Tome cuidado com altas temperaturas
Você já pode ter percebido que, em alguns momentos, seu smartphone pode ficar muito quente quando está sendo utilizado. Esse superaquecimento é favorecido em certos tipos de ambientes, especialmente em dias mais quentes, podendo prejudicar a vida útil da bateria e até o funcionamento do sistema operacional.
Evite usar o telefone em lugares muito quentes, como na praia, por exemplo. Levá-lo para o banheiro durante o banho também é prejudicial, já que o vapor da água pode acelerar a degradação dos seus componentes internos. Na hora de carregar, evite deixar o dispositivo em superfícies de tecido, como sofá ou cama, pois isso também promove o superaquecimento.
Ao seguir essas dicas, é possível faturar mais na hora de vender celular usado e garantir uma boa quantia para ser utilizada na compra de um modelo mais moderno.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
andre.eloi@conversion.com.br