Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas
  • Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores
  •  Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe
  • CLM e Silverfort blindam credenciais na Latam
  • LG Electronics India inicia construção de sua terceira fábrica
  • Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
  • Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
  • Iguatemi Campinas e Galleria Shopping celebram a importância da maternidade leve neste Dia das Mães
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»  Comunicar bem é fundamental  para o sucesso de operações de M&As
NEGÓCIOS

  Comunicar bem é fundamental  para o sucesso de operações de M&As

23/10/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

 

https://fia.com.br/blog/ma-o-que-e-tipos-exemplos-e-etapas-do-processo/

Movimentos de compra e venda empresariais representam períodos sensíveis na gestão, pois exigem um reforço no fortalecimento da marca perante o mercado. De acordo com pesquisa realizada em 2024 pela empresa multinacional de consultoria e gestão McKinsey Brasil, essas operações podem ser responsáveis por até 75% do crescimento de uma instituição. No entanto, muitas empresas não conseguem atingir esse potencial, atribuindo parte desse insucesso às estratégias relacionadas à cultura organizacional e ao processo comunicacional. O mesmo estudo aponta que, aquelas que priorizam esses fatores, aumentam em 50% as chances de atingirem as metas de sinergia, alcançando o lucro projetado.
Por afetar todo o ecossistema da companhia, tanto interno quanto externo, a comunicação de fusões e aquisições (M&A) é fundamental para que o projeto transcorra com tranquilidade e seja bem-sucedido. “Planejar como será difundida a operação, tanto para o mercado quanto para os funcionários, com ações e cronogramas bem estabelecidos, é primordial para a consolidação, ou não, desse tipo de operação. Por isso, o trabalho em conjunto entre as equipes de comunicação, agências e departamentos jurídicos é o segredo do sucesso”, afirma Silvana Piñeiro, jornalista fundadora da Smartcom Inteligência em Comunicação, agência que há 15 anos trabalha na divulgação de operações de M&A.
A gestão da narrativa e das informações é um fator sensível nesses momentos. O ideal é respeitar o timing do fechamento da operação, bem como dos eventuais trâmites jurídicos, para que a divulgação seja assertiva e contribua positivamente para a sua consolidação. É importante que todos os players tenham acesso a informações transparentes e unificadas sobre a operação, evitando a desinformação. “Um deslize ou vazamento de informações pode colocar toda operação em risco”, completa a especialista em comunicação empresarial, Silvana Piñeiro.
Segundo um levantamento da Harvard Business Review, entre 70 e 90% das fusões e aquisições falham por conta de dificuldades na integração das empresas, problema que a presença de um planejamento de comunicação eficaz ajuda a resolver.
Para os clientes e fornecedores, o trabalho bem feito de assessoria de imprensa e comunicações direcionadas trazem tranquilidade e esclarecem como as mudanças impactarão, ou não, a dinâmica produtiva, o que minimiza possíveis instabilidades comerciais e logísticas. Já para os investidores, a comunicação transparente e just in time é estratégica, visto que pode atrair novos investimentos e manter o interesse dos já existentes.
A transparência foi destacada pela pesquisa realizada pela plataforma especializada em coleta e visualização de dados, a Statista já em 2021, quando evidenciou a importância da transparência e veracidade dos dados propagados durante processos de fusão e aquisição de empresas e sinalizou que 34% das operações falham devido às estratégias e objetivos que não foram bem articulados. Para evitar isso, a sinergia do board e a clareza nas decisões evitam a insegurança entre os funcionários, transmissão de [DCP1] informações precisas, o que enfraquece o famoso rádio peão, que fragiliza a cultura organizacional e compromete a operação. “O auxílio de profissionais da comunicação tem um impacto positivo na manutenção da cultura empresarial, por meio da propagação dos valores e objetivos da companhia, além de reafirmar o compromisso com a transparência e uma gestão humanizada, tão valorizada atualmente”, finaliza Silvana Piñeiro.
 
Sobre a Smartcom: Agência de comunicação 360° com sedes em Curitiba e na Alemanha, a Smartcom difunde marcas no Brasil e no exterior por meio da gestão de redes sociais e sites, assessoria de imprensa, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Seus braços na Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação altamente qualificados, garantem a conexão perfeita entre a empresa e o cliente por meio da comunicação planejada e estratégica para os segmentos da indústria, associações, startups, escritórios de Advocacia, tecnologia, entre outros.
 

 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
EM DESTAQUE

Exposição de carrinhos em miniatura chega ao Raposo Shopping

04/10/20240

SP abre inscrição para concurso de remoção do Quadro de Apoio Escolar a partir do dia 2

01/01/20240

As novas gerações de drones vão dar asas a muitas inovações

01/04/20250

Animais de estimação e fogos de artifício: como lidar com o medo e a ansiedade no fim de ano

13/12/20230

Imposto de renda: advogado comenta reajuste da faixa de isenção para dois salários mínimos

27/04/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.